A Secretaria de Segurança Pública do governo de São Paulo publicou um relatório sobre os indicadores de criminalidade e violência registrados no Estado. O estudo comparou os nove primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2009, e de acordo com os dados, 257 veículos deixaram de ser furtados em Barueri.
Entre os meses de janeiro e setembro do ano passado, 550 proprietários de veículos tiveram seus patrimônios furtados. No mesmo período de 2010, foram registrados 293 furtos de veículos, representando uma redução de 46,7%, na quantidade registrada no período.
O percentual de redução do furto de veículos ocupou posição de destaque mesmo quando confrontado com os valores somados pelos demais municípios da região metropolitana de São Paulo.
Vale lembrar que de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota de veículos de Barueri registrou alta de 37,3%, entre os anos de 2007 e 2010, levando em consideração sempre o mês de agosto de cada período. O montante é equivalente a 7,6 mil veículos por ano, 641 ao mês ou ainda 21 por dia, ou seja, quase um novo carro a mais no trânsito por hora.
Além disso, somente os bairros de Alphaville e Tamboré recebem uma frota flutuante de veículos estimada em mais de 60 mil veículos por dia, conforme indicou a apuração do Departamento Municipal de Trânsito de Barueri (Demutran), referente ao mês de setembro deste ano.
Redução criminal
O estudo divulgado na última semana pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo também comprovou que houve diminuição do número de casos de homicídios dolosos (-31%), na quantidade de veículos roubados (-28%), no percentual de roubos (-23,4%), e no indicativo de furtos (-3,9%).
A redução criminal em Barueri também foi percebida quando comparada à média registrada no Estado: homicídios (-13%), furto (-1,5%), roubo (-8,2%), furto de veículos (-7,1%) e roubo de veículos (-2,4%).
Segurança em primeiro lugar
A Prefeitura de Barueri tem feito inúmeros investimentos na segurança pública municipal. Dentre as ações está a renovação e ampliação da frota de viaturas da Guarda Municipal, a implantação do sistema de videomonitoramento da cidade, as políticas públicas de inclusão social, entre outras iniciativas. Além disso, o trabalho conjunto desenvolvido pela Polícia Civil, Polícia Militar e a Guarda Municipal propiciam a prevenção primária da criminalidade e da violência em Barueri.
Serviço – Em caso de emergência contate a Central de Comunicações da Guarda Municipal de Barueri, por meio dos telefones: 153, 199, 4198-3205 ou 4199-1400.