Neste período do ano, com a ocorrência constante de chuvas intensas – as chamadas chuvas de verão – a Defesa Civil de Barueri e o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo alertam para o perigo que estas tempestades representam, pois podem vir acompanhadas de fortes ventos, raios e granizo. Além da probabilidade de causarem alagamentos, há o risco de deslizamentos do solo encharcado em barrancos, o que pode ocasionar soterramentos e desabamentos de residências construídas nesses locais de risco.
Por isso, os técnicos da Defesa Civil recomendam não transitar a pé ou de carro em locais alagados, por causa das armadilhas que existem sob a água como bueiros abertos ou buracos; além da força da correnteza que pode arrastar uma pessoa para um córrego, ou rio, e causar a sua morte. Os ventos fortes podem derrubar árvores sobre os fios de energia elétrica, que podem atingir alguém que está embaixo.
O técnicos da Defesa Civil ensinam a prever desabamentos e deslizamentos de barrancos com a observação atenta de sinais como a inclinação de árvores e postes e as trincas e rachaduras recentes no solo e nas casas.
Sempre alerta
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) é o órgão central do Sistema Municipal de Defesa Civil, responsável por coordenar e mobilizar todas as ações de prevenção e atendimento no município de Barueri. Seu objetivo é reduzir sinistros com ações de prevenção, de preparação para emergência e resposta aos desastres, e reconstrução; o que se dá com ampla participação das Secretarias Municipais, comunidade e dos diversos setores da sociedade.
Serviço – Em casos de emergência deve-se ligar imediatamente para a Defesa Civil de Barueri nos telefones 153 e 193, ou para o Corpo de Bombeiros, na linha 199.