Cursos ambientais explicaram, na prática, rotina de aterro sanitário em Barueri

Os alunos dos cursos Introdução à Gestão Ambiental Urbana e Saúde e Meio Ambiente, ministrados gratuitamente pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura de Barueri, visitaram no sábado, 23, o aterro sanitário da empresa Tecipar, localizado no bairro Refúgio dos Bandeirantes, em Santana de Parnaíba.

A atividade integrou a programação de aulas práticas dos cursos ambientais. Os participantes, que já estiveram no Parque Ecológico do Tietê, ainda vão conhecer o Viveiro Municipal, a cooperativa de separação de lixo reciclável e a Estação de Tratamento de Água do Alto Cotia.

O educador ambiental Aparecido Pires de Castro, da Secretaria de Meio Ambiente, explicou para os estudantes que os resíduos sólidos urbanos geralmente são depositados em três tipos de local: aterros não controlados, controlados e aterros sanitários. “Os aterros não controlados são conhecidos popularmente como lixões, onde o lixo fica exposto e o solo e os lençóis freáticos são contaminados pelos efluentes”, afirmou.

Os aterros controlados são áreas próximas a locais que recebiam resíduos sem preparação, mas foram adaptadas para minimizar os impactos ambientais. Na visita técnica, os participantes dos cursos ambientais observaram que o aterro sanitário tem solo impermeabilizado por mantas de polietileno, tratamento de chorume (líquido preto, viscoso e com odor forte – resultante da decomposição de materiais orgânicos), coleta de gases e cobertura dos resíduos.

“Mesmo com o encerramento de suas atividades, os aterros continuam sendo monitorados pelos órgãos ambientais”, relatou Aparecido, ao informar que todo aterro sanitário tem vida útil finita. “Por isso é necessário diminuir a geração de lixo e praticar a coleta seletiva”.

Em Barueri, o Aterro Sanitário Municipal, que fica na estrada Doutor Cícero Borges de Morais (bairro dos Altos), foi desativado. Em 2005, a Prefeitura concluiu obras de recuperação ambiental no local com a implantação de drenos horizontais profundos e drenagem de gases.

Está em fase de consulta pública um projeto para a construção de uma unidade de tratamento de resíduos sólidos com geração de energia. A usina ocupará a área do antigo aterro de Barueri.

Cerca de Vinícius

Além disso, verifique

Auxiliar Operacional – TIMBRE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS LTDA – Barueri, SP

Para trabalhar na empresa: TIMBRE TECNOLOGIA EM SERVIÇOS LTDA Cargo oferecido: Auxiliar Operacional Nível de Atuação: Auxiliares e Operacionais Área de...
De Curriculum.com.br - 30 Jul 2013 15:48:06 GMT - Visualizar todas as empregos: Barueri