Na quinta-feira, 2, o curso de Padaria Artesanal, viabilizado pela Prefeitura de Barueri, através de parceria entre a Secretaria de Gabinete e Governo e o Fundo Social de Solidariedade, formou uma turma de 84 alunos. A cerimônia de formatura aconteceu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora das Graças, no Jardim Belval.
O secretário de Gabinete e Governo, Luiz Roberto Corrêa, explicou que o programa começou há três anos no Parque Imperial e já formou cerca de três mil alunos por outros bairros da cidade. “Este programa está ligado aos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, comentou. “Uma das metas é justamente erradicar a extrema pobreza e a fome”.
Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade salientou que a iniciativa ajuda na geração de rendas e de empregos para as pessoas. “Podemos dizer que Barueri hoje está com o nível de pobreza baixíssimo”, citou. “Nós conseguimos fazer tudo isso em todos os pontos do nosso município porque temos boa vontade e, sobretudo, porque também há pessoas que acreditam no nosso trabalho”, disse Sônia, ao agradecer os empresários que contribuíram com o projeto e o padre Valmirá Santos de Almeida, que cedeu o espaço da igreja para a capacitação da comunidade do Jardim Belval.
“O governo municipal tem investido fortemente nos cursos de qualificação profissional”, relatou Carlos Zicardi, vice-prefeito e secretário de Esportes ao lembrar as instalações dos ITBs, Senai, Fatec e Etec em Barueri. “Temos um maravilhoso parque industrial na cidade, e a nossa preocupação é preparar e capacitar a população para este mercado de trabalho.”
A aluna Sebastiana Agostinha da Silva Sales comemorou o resultado do curso. “Eu tinha um sonho de um dia poder fazer sonho e eu aprendi. Hoje posso fazer aquilo que eu gosto de comer e aquilo que a minha família aprecia”.
Já Joana Ivani Diamantino, que também recebeu o certificado de conclusão do curso, falou que tem outros planos além de preparar os alimentos para sua família. “Aprendi a fazer o pão com bacon, é uma delícia. “Se aparecer alguma encomenda será um dinheirinho extra para este fim de ano”, afirmou.
Durante a solenidade os participantes assistiram a um vídeo sobre o curso e ouviram a dupla Méllanye Araújo e Jean de Andrade interpretar as canções Conquistando o Impossível e Noites Traiçoeiras. Também prestigiaram o evento a deputado federal eleita Bruna Furlan, o deputado estadual Waldir Agnello, os vereadores Jânio, Jô e Dr. Marcos Schuler, o tenente-coronel da PM Dorival Alves Filho, Cláudio Aníbal Cleto (presidente do Rotary Club) e Valdir Sifuentes (presidente da Acib).