Na última reunião do ano realizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Barueri, na sede da Secretaria, dia 16, para avaliação dos serviços prestados na área da saúde durante o mês de novembro, os conselheiros aprovaram as diretrizes do Plano Anual de Saúde para 2011. O encontro foi coordenado pelo Secretário de Saúde, médico Mauricio Tundisi.
Na pauta também a aprovação e rubrica do balancete da receita e da folha de pagamento do período e o relatório do Comitê de Prevenção da Mortalidade Infantil, que constatou 9 óbitos de crianças com até 1 ano. Repercutiram também sobre as deliberações aprovadas na 4ª Conferência Municipal de Saúde, ocorrida em 3 de dezembro, que decidiu os rumos da política de saúde pública de Barueri até o ano de 2014.
Ao final da reunião os Conselheiros aprovaram o calendário de encontros mensais para o ano de 2011. Houve também uma confraternização em comemoração aos bons resultados alcançados neste ano que se encerra. O presidente, Vanderson César de Almeida, aproveitou para agradecer o empenho de todos. “Foi um ano muito proveitoso e a participação efetiva do Conselho ajudou muito na melhoria da saúde”, declarou.
Plano Anual de Saúde
A programação para o ano de 2011, definida em consonância com os instrumentos de gestão do SUS (Sistema Único de Saúde), atende a sete eixos com sua metas definidas: Ampliação do acesso com redução de desigualdades regionais e aperfeiçoamento da qualidade; fortalecimento e aperfeiçoamento da capacidade de gestão; gerenciamento de educação e do trabalho no SUS; redução da mortalidade infantil e materna, controle de riscos, doenças e agravos prioritários; desenvolvimento de serviços e ações de saúde para pessoas vulneráveis aos riscos e com necessidades especiais; e incentivo ao desenvolvimento de ações de promoção em saúde.