Em comemoração aos 450 anos da primeira missa celebrada no aldeamento indígena de Barueri, em 21 de novembro de 1560, pelo beato jesuita José de Anchieta, a Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turimo, realiza nos dias 11, 19 e 21 de novembro uma série de eventos comemorativos.
No dia 11, quinta-feira, o bulevar central dará espaço para a abertura do evento, às 10 horas, quando acontece no local uma exposição de artesanatos indígenas. Às 14 horas terá apresentação de dança e às 15 horas espetáculo teatral, seguido de uma caminhada histórica, do bulevar à Aldeia de Barueri, local onde teve início o povoamento da cidade.
Às 19 horas o Museu Municipal abre as portas para um bate papo na Oca Xavante, com o padre Mauro Ferreira dando uma palestra sobre cultura indígena, com as presenças dos índios Dyassaka e Verá Mirim, da tribo Guarani. Logo após será feita uma apresentação musical indígena.
E na quinta-feira, 18, até sábado, 20, sempre às 20 horas, acontece também uma quermesse na praça em frente à capela Nossa Senhora da Escada, da Aldeia de Barueri.
No dia 19, sexta-feira, às 21 horas, acontece a única apresentação da montagem “450 Anos de Aldeamento”, no Teatro Municipal de Barueri. O encerramento será no dia 21, domingo, com uma procissão que sairá da capela da Aldeia em direção ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa. Em seguida será realizada, no local, a Missa Diocesana na Solenidade de Cristo Rei, envolvendo 80 paróquias e cerca de 600 comunidades.
Finalmente, no dia 21, será realizada outra quermesse no estacionamento do Ginásio Poliesportivo José Corrêa, encerrando as festividades com uma apresentação do grupo musical KLB. Todos os eventos serão gratuitos. Mais informações: 4199-1600.