Com um projeto que dispõe sobre a realização semestral de avaliação física e nutricional nos alunos da rede estadual de ensino, visando os cuidados contra a obesidade na infância e adolescência, a aluna da 8ª série daEEFMT Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas (unidade mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri – Fieb), Natália Montini, 15 anos, foi uma das estudantes do Ensino Fundamental selecionadas para o Parlamento Jovem Paulista 2010.
Em sua justificativa, Natália menciona estatísticas preocupantes. Uma pesquisa feita pelo IBGE aponta que o número de pessoas obesas está aumentando em todo o Brasil, chegando a, aproximadamente, 17 milhões. Isso representa 9,6% da população.
“Acho meu projeto importante, pois há um grande número de pessoas obesas no Brasil, principalmente entre os jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo. As escolas, sendo responsáveis pela formação do indivíduo na sociedade, têm como obrigação ensinar o jovem a cuidar de sua própria alimentação e saúde”, justifica Natália.
A adolescente explica que seu projeto propõe não apenas avaliar os alunos, mas educá-los a cuidar bem de sua saúde desde cedo. “As instituições de ensino são consideradas como um dos principais responsáveis pela formação do indivíduo na sociedade, modelando suas atitudes e comportamentos. Ao orientar a respeito de educação nutricional e física, a escola possibilita aos alunos a refletirem sobre os benefícios e melhorias de seus hábitos, auxiliando na conscientização para práticas de esportes, contrário ao sedentarismo, e na reeducação alimentar”, expõe Natália na justificativa do projeto.
Centenas de escolas do Estado selecionam um projeto de lei criado por seus alunos e o enviam à Assembléia Legislativa para uma possível aprovação. Este ano, 94 trabalhos foram selecionados, já que este é o número de cadeiras disponíveis na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tradicionalmente ocupadas pelos deputados estaduais.
Graças à aprovação do projeto, Natália foi uma das escolhidas a passar dois dias na Assembleia. Isso aconteceu nos dias 4 e 5 de novembro. “Essa experiência me fez perceber que a política não é só aquela corrupta ou incorreta que as pessoas dizem, mas sim uma política justa e que pensa em beneficiar a sociedade. Foi muito bom para eu aprender a me relacionar melhor com as pessoas, conhecer pessoas novas e defender algo que acho importante”, declara a aluna da Fieb.
Durante esses dois dias, os deputados mirins são empossados e dirigem todos os trabalhos da sessão, apresentando propostas e expondo suas ideias. Os procedimentos acontecem noPlenário Juscelino Kubitschek, local onde os deputados estaduais realizam as sessões na Assembléia Legislativa. Para tanto, deve ser obedecido o regimento próprio. As atividades parlamentares exercidas pelos jovens são auxiliadas pela assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar. A sessão é transmitida pela TV Assembleia e os projetos são publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo.
Sobre o Parlamento Jovem
O Projeto Parlamento Jovem foi instituído pela Assembleia Legislativa em 1999, tendo como precursores os parlamentares Célia Leão e Vanderlei Macris. Seu objetivo principal é possibilitar aos jovens estudantes da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, a visão de alguns aspectos da democracia. “A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Lesgislativo”.
Informações completas, bem como regimento e manual, podem ser conferidos no site www.al.sp.gov.br.