SESC Osasco promove um mês de cultura e arte na cidade

Gilberto Gil e MPB4 são as maiores atrações, entre muitos espetáculos e atividades

O SESC-Osasco preparou uma programação diversificada para o mês de maio, com apresentação de música, teatro infantil, workshops, teatro de rua, literatura, e contação de histórias em vários espaços públicos. A Banda MPB4 inicia as atividades no dia 4 de maio e o cantor Gilberto Gil encerra a programação, dia 24. Todos os espetáculos são gratuitos.

Música

MPB4

O grupo, que já tem 43 anos de carreira, firmou-se como o mais importante do Brasil. Toda uma geração cresceu ouvindo seu canto, que transformou algumas interpretações em marcos da música brasileira contemporânea. E 2009 começa muitíssimo bem para o MPB4, mais um ano em que o grupo continuará cumprindo seu papel de interpretar o que de melhor se cria na música brasileira. No show serão apresentados os mais recentes trabalhos, bem como os grandes sucessos que marcaram a carreira do grupo, formado por Miltinho, Magro, Dalmo e Aquiles.

Dia 4 de maio às 20h30
Teatro Municipal de Osasco
Av. dos Autonomistas, 1533.
Duração: 80 minutos
Não recomendável para menores de 10 anos
Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do show.

GILBERTO GIL

O cantor e compositor traz o Banda Larga, seu show mais recente, para a Concha Acústica da FITO. Explorando e se engajando mais um pouco na revolução digital, tema de muitas de suas canções desde o início da carreira: e, Tropicália, com Cérebro Eletrônico e Futurível (1969), passando por Cibernética (1974), Parabolicamará (1991), e desaguando, em 1997, no álbum duplo Quanta, que reuniu boa parte de suas reflexões sobre arte/ciência e as novas tecnologias.

Duração: 80 minutos
Dia 24 de maio às 18h
Concha Acústica da FITO
Av. das Flores, 711 – Jardim das Flores
Gratuito, para todas as idades.

Teatro de Rua

Ano da França no Brasil

Comandos Poéticos

CIE LES SOUFFLEURS. (Os) S o u f f l e u r s propõe uma metáfora poética para uma circulação de informações anônimas, sussurrando segredos poéticos, filosóficos e literários no ouvido das pessoas, através de instrumentos que lembram canos ocos, em uma atitude ao mesmo tempo carinhosa e provocativa.

Duração: 90 minutos
Dia 6 de maio às 17h
Calçadão da rua Antônio Agu (em frente ao Osasco Plaza Shopping) – Centro
Para todos os públicos. Grátis.

PROCESSOS DE CRIAÇÃO NO TEATRO DE RUA

Cia. São Jorge de Variedades

Oficina que vai trabalhar as técnicas vocais e corporais mais utilizadas no teatro de rua
Dia 19 de maio
espetáculo às 11h e às 16h30
oficina das 13h30 às 15h
Escola de Artes César Antônio Salvi.
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro
Grátis

SANTO GUERREIRO E O HERÓI DESAJUSTADO

CIA SÃO JORGE DE VARIEDADES.

Uma companhia de teatro, caminhando há séculos em busca do mar, chega à metrópole. É neste imenso “oceano” que ela vem apresentar a história de Dom Quixote e de São Jorge Guerreiro. O honrado fidalgo Quixote, em sua luta individual e solitária, enxerga na grande cidade a imagem da sua amada Dulcinéia. Seus nobres ideais entram em conflito com as regras e leis que regem a metrópole; Quixote e Sancho Pança, então, acabam perdidos, inadaptáveis à contemporaneidade. São Jorge, o santo popular, vem resgatá-lo e revelar a importância da coletividade que ainda pulsa na cidade. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.

Duração 100 minutos.
Dia 20 de maio às 11h e às 16h
Calçadão do Osasco Plaza Shopping
Rua Antônio Agú – Centro
Não recomendado para menores de 10 anos. Grátis.

LITERATURA
Instalação Cênica

SERTÃO NO MEIO DO REDEMOINHO

O projeto Sertão no Meio do Redemoinho tem como proposta fazer uma leitura contemporânea e urbana da obra de Guimarães Rosa, entrecruzando o sertão imaginário e poético presente na sua obra maior, Grande Sertão: Veredas , e disseminado por toda sua composição, com as ruas e praças movimentadas da cidade de São Paulo e algumas outras cidades do Estado. Uma performance contínua, com a duração aproximada de 8 horas, um fluxo de pequenas cenas, onde os espectadores podem descobrir e vivenciar a imensidão e dimensão da obra. Sertão no Meio do Redemoinho é composto por 15 cenas, com a duração de aproximadamente 30 minutos. São como um grande quebra cabeça, onde cada capitulo, cada trecho, é conectado e, ao mesmo tempo, independente de toda a performance.

O espectador opta pelas oito horas ou por cinco minutos e, em qualquer uma destas durações, experimenta e descobre a fecundidade e força da poesia da obra do autor. Cada uma com um título baseado nas obras e nos contextos da obra: Nonada, de um jagunço; das coisas de deus e do outro, encontro dos chefes, reencontro, de uma travessia, homem humano, o pacto, uma gira, de uma batalha e dos cavalos, dos amores, da guerra, da morte, Nonada. Participação de atores, contadores de história e bordadeiras de Cordisburgo, Minas Gerais. O Grivo, Ronaldo Fraga. O espetáculo foi idealizado e dirigido por Andrea Caruso Saturnino e Ricardo Muniz Fernandes.

Duração: 8 horas em cenas intercaladas
Dia 14 de maio das 11h às 19h
Calçadão da rua Antônio Agu (em frente ao Osasco Plaza Shopping) – Centro
Livre para todos os públicos. Grátis.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

DIVERTISTÓRIAS
CIA. TRUCKS.

Uma atividade de “contação de histórias” por Henrique Sitchin, ator, escritor e bonequeiro, atual diretor da Cia. Truks de Teatro de Bonecos e do Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo. Os contos Era Uma Vez Uma Princesa e O Carro De Anastácio são o objeto desta agradável experiência. A narração da história se transforma em verdadeiro brincar. Cria um jogo constante entre o real e o imaginário, ao transformar objetos de uso cotidiano em fantasiosos personagens.

Duração: 45 minutos
Dia 6 de maio às 10h.
Local Auditório da Biblioteca Monteiro

Av. Marechal Rondon – Centro
Retirada de ingressos no local meia hora antes do espetáculo.
Essa atividade será melhor aproveitada a partir de 6 anos. Grátis.

TEATRO INFANTIL

E SE AS HISTÓRIAS FOSSEM DIFERENTES!

CIA. TRUCKS.

Trata-se de um interessante recurso técnico que mistura bonecos com desenhos que são produzidos ao vivo, em cena. O ator tem, à sua frente, uma versátil mesa de trabalho, equipada com lápis de cor, tintas e papéis de cores e texturas variadas. Conforme a história se desenrola, ele monta cenários, desenha situações e climas que, através de uma câmara de vídeo, colocada sobre a mesa, são registradas e lançadas por um projetor para um telão onde, por sua vez, surgem figuras – bonecos de sombras, a interagir com as imagens projetadas. É contada, então, a divertida história de um planeta cujos habitantes são exatamente como se imagina que sejam. Como assim? Ora, simples: Se os imaginarmos muito altos, eles automaticamente ganham altura, se os imaginamos gordos, imediatamente engordam, se os imaginamos com pintas roxas no rosto, elas na hora pipocarão em suas faces. Se ali a chuva cai de baixo para cima, ora, é exatamente o que passa a acontecer.

Duração: 50 minutos
Dia 6 de maio às 16h
Escola de Artes César Antônio Salvi.
Rua Tente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro
Para todos os públicos.

WORKSHOPS
INVENÇÃO DE HISTÓRIAS

Cia. Trucks.

Uma mala, contendo os mais variados objetos, como sapatos, lenços, utensílios domésticos, ferramentas, etc., será posta à disposição dos participantes, divididos em grupos de trabalho. A partir de uma sugestão da forma ou própria função do objeto, cada grupo escolherá suas peças que, imediatamente, servirão para identificar um personagem. De forma sutil e divertida, a atividade desvendará cada um dos elementos da narrativa ao decifrar onde vivem os personagens, o que fazem, do que gostam e desgostam. Em um segundo momento serão criadas relações entre os personagens desenvolvidos, e criados conflitos que servirão como “propulsores” das histórias finais.

Dia 6 de maio às 11h.
Auditório da Biblioteca Monteiro
Av. Marechal Rondon – Centro
30 vagas. Para crianças de 6 anos a 12 anos

TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO

Cia. Trucks.

Workshop em que serão realizados exercícios diversos de animação de bonecos, figuras e objetos, bem como o estudo de procedimentos necessários ao ator manipulador. Serão feitos os seguintes exercícios: investigação do poder expressivo das mãos e investigação da transferência de energia vital do cérebro e do coração para as mãos do ator. Retirar ingressos no local meia hora antes do início da atividade.

Dia 6 de maio às 14h.
Escola de Artes César Antônio Salvi
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360 – Centro
Para todos os públicos. 30 vagas

Vanessa Lau

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura de Osasco

Cerca de Priscila

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco