O tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, confirmou nesta terça-feira que 2008 deve ser seu último ano como profissional. “Eu até tenho vontade de jogar mais, mas tem sido bastante difícil e desgastante nos últimos anos. Esse vai ser meu último ano”, afirmou Guga em entrevista ao GloboEsporte.
“Esta é uma última chance de jogar alguns torneios que considero especiais, e das pessoas me assistirem, além de tentar reviver um pouco daqueles grandes momentos”, disse o tenista, que fará uma entrevista coletiva nesta terça-feira em São Paulo, onde deve anunciar oficialmente sua aposentadoria.
Aos 31 anos, Guga deve disputar apenas alguns torneios em 2008, antes de encerrar sua carreira, conforme já havia adiantado na segunda-feira uma fonte com conhecimento da situação do tenista. Ele é aguardado no Aberto do Brasil em fevereiro, e seu torneio de despedida pode acontecer em Roland Garros, torneio em que foi campeão em 1997, 2000 e 2001.
Primeiro atleta do país a conquistar um título de Grand Slam entre os homens, Gustavo Kuerten esteve entre os melhores do mundo no final dos anos 90 e no início da década, mas seu sucesso começou a cair depois de uma lesão crônica no quadril, a partir de 2002. Ele conquistou o último de seus 20 títulos de simples em fevereiro de 2004. Guga foi o número um do mundo em 2000 e seu melhor ano foi em 2001, com seis títulos conquistados em oito finais disputadas.
Depois de competir no mais alto nível durante muitas temporadas, Guga penou nos últimos anos contra as conseqüências de duas cirurgias realizadas no quadril.