Objetivo: Aquecimento dos participantes.
Desenvolvimento: Distribuir os personagens da estória aos integrantes do grupo (dependendo do tamanho do grupo poderá haver papéis repetidos). Pedir para que cada um guarde, mentalmente, seu personagem.
Personagens:
cocheiro
roda
passageiro magro
passageira
menininho chorão
banco
porta
cavalo
molas
CARRUAGEM (TODOS)
Instruções: O facilitador deverá explicar ao grupo que irá narrar uma estória, e durante a narração, quando disser o nome do personagem de alguém a pessoa deverá se levantar e bater uma palma, e quando disse a palavra carruagem todos deverão se levantar e bater duas palmas.
Observações: A dinâmica pode ser realizada duas vezes, a primeira como treino em ritmo um mais lento e a segunda em ritmo mais avançado, para verificar o potencial de concentração e atenção dos participantes do grupo.
ESTÓRIA
A viagem estava atrasada porque o cocheiro estava consertando a roda dianteira da carruagem. O atraso o deixava cada vez mais irritado e o passageiro magro, andava de um lado para o outro enquanto a passageira acalmava o menininho chorão.
Quando a carruagem ficou pronta, o velho cocheiro apressou-se em fechar a porta e tirar o capim do cavalo, para iniciar a viagem da carruagem.
O passageiro magro acalmou-se e até sorriu para o menininho chorão que agora todo feliz fazia ranger com seus pulos as molas do banco da carruagem.
A carruagem iniciou a viagem puxada pelo cavalo enquanto que a passageira sorria para o passageiro magro. Mas de repente o cavalo tropeçou, o banco inclinou, a porta se abriu e o cavalo se assustou, obrigando a carruagem a parar para consertar a mola do banco e a roda que havia se soltado novamente da carruagem.