Objetivos: Desenvolver a negociação, comunicação e habilidade de debate nos participantes.
Tempo: Aproximadamente 1h30.
Material: Uma cópia das orientações para cada subgrupo.
Desenvolvimento:
1ª Etapa: Dividir o grupo em 2 subgrupos, entregar uma cópia das orientações a cada um e explicar que terão 40 minutos para chegarem a conclusão das 5 pessoas que irão salvar no Bunker, mas deverão apresentar os motivos que os levaram à escolha de cada um.
2ª Etapa: Após os 40 minutos, abre-se para que cada subgrupo apresente suas idéias. Feito o compartilhamento das idéias, informe que, das pessoas escolhidas, todos juntos terão que decidir apenas cinco pessoas finais para serem salvas.
Observações: Esta dinâmica de grupo pode ser utilizada tanto em etapas de um processo seletivo como em treinamentos comportamentais. No decorrer da dinâmica, fique atento às reações do grupo, suas manifestações e métodos de escolhas. No desenvolvimento da 2ª etapa há grande possibilidade de observar o nível de comunicação e papéis que cada um exerce dentro do grupo, como líder, reativo, proativo, e outros.
Orientações:
Bunker
Bunkers são estruturas de concreto com arquitetura militar utilizadas em grandes guerras para proteger as pessoas.
Há a informação secreta que daqui a 40 minutos, um cometa irá destruir toda a vida humana na terra, a qual entrará num período três meses de frio e escuridão. Os cientistas acham que a terra não terá condições de manter a vida humana.
Vocês como grandes chefes militares, estão seguros num bunker que os manterá em condições apertadas, mas toleráveis, durante seis meses, passados os quais poderão sair e tentar viver lá fora. Até onde sabem, vocês são as únicas pessoas do mundo que irão sobreviver. O bunker tem capacidade para mais cinco pessoas, e as portas só se fecharão quando a capacidade estiver completa.
Há onze pessoas lá fora, dentre as quais vocês poderão escolher os outros cinco sobreviventes. Será preciso que cheguem a uma conclusão e apresentem o motivo de suas decisões.
- Tâmara – bióloga: colombiana, 31 anos, especialista de renome mundial sobre a ecologia Amazônica e os possíveis efeitos de um inverno nuclear. Durante seu trabalho em campo, desenvolveu conhecimentos sobre reprodução animal. Locomove-se numa cadeira de rodas, em conseqüência de um acidente de helicóptero.
- Kende – estudante: negro, 25 anos, formado pela Universidade de Londres, fazendo pós-graduação em metalurgia. Seu chefe no trabalho dúvida que ele consiga concluir o curso.
- Paul – trabalhador rural – branco, 59 anos, viúvo, sofre de reumatismo e tem deficiência auditiva. Muita experiência e bom conhecimento de agricultura.
- Lu – engenheira mecânica: chinesa, 34 anos, estava verificando o sistema de ventilação do bunker quando surgiu a emergência. Tem profundos conhecimentos de sistemas de controles informatizados.
- Richard – dentista: australiano, 25 anos, ainda em boa forma física. Seu teste de HIV foi positivo.
- Maureen – cozinheira: branca, 46 anos, divorciada, trabalha num restaurante próximo. Tem grande experiência em alimentação. Após o divórcio, uma série de romances fracassados a levou ao alcoolismo.
- Garja – menino: malaio, 8 anos. Gordo, mimado por pais ricos, inteligente e um pouco precoce. Os professores e psicólogos prevêem um futuro acadêmico brilhante para ele.
- Len – segurança: inglês, negro, 29 anos, exonerado do exército com desonra, em função de ter mantido relações sexuais com outros soldados, depois de ter sido condecorado por bravura no incidente das Ilhas Flaklan. Anda armado.
- Marek – psicanalista: polonês, 57 anos. Trabalhou com psicoterapia; muito conceituado em sua profissão, cego.
- Farna – médica: paquistanesa, 31 anos, trabalha numa clínica de doenças sexualmente transmissíveis. Embora tenha uma visão liberal da função da mulher, quer que seus filhos tenham educação muçulmana.
- Alice – professora: branca, 27 anos, trabalhou com crianças de todas as idades. Recuperou-se recentemente de uma overdose de drogas, e está tomando antidepressivo.