E já pensando no tema que fui forçado a escolher, chamei a atenção do meu grupo de estudos (que inclusive são pessoas incontestavelmente inteligentes) e perguntei, não obstante tenha fugido do tema que estávamos debatendo, o que é Criatividade. Confesso que fiquei torcendo para que nenhum deles soubesse como me responder, para poder provar o quão complexo é sua definição. E foi exatamente isso que aconteceu. Alguns arriscaram, gaguejando e se perdendo. Mas nenhum com uma resposta concisa.
Logo, pude concluir que criatividade é mais uma daquelas palavras turvas e difíceis de entender. Contudo, minutos depois, já na aula, mordendo o bocal da caneta (mania ridícula, eu sei), compreendi outra coisa: encontrar definições para Criatividade é já ter se encontrado com a mesma e querer desfrutar dela para falar dela mesmo, entendem? O que eu quero dizer é que até para dar o significado de criatividade, temos que ser criativos. Concluí então que deveria deixar de lado sua definição e enfatizar o problema de escassez no qual ela se encontra.
Infelizmente as pessoas da atualidade não estão mais treinando sua capacidade criativa. A internet, que tende a propiciar esse treinamento, está sendo usada erroneamente como fator para a extinção desta. Por outro lado, provando não ser constante essa prática, pode-se analisar o caso dos vários “diários virtuais” (isso, blogs!) que nos deparamos, no qual ao lê-los, percebemos que alguns exploram até a última miligrama da jazida de sua criatividade. Temos que começar a admirar isto urgentemente.
É importante que acrescentemos também, que a criatividade tende a ser uma característica marcante de seres inteligentes, logo, se você que está lendo essa matéria e pensa ser mentira essa afirmação, pois dizem que você é muito criativo e até mesmo você se reconhece como uma pessoa criativa, porém na escola é uma verdadeira vergonha, trate de criar atitude de gente – como diria minha avó – e comece a admirar os livros, porque o que lhe falta não é inteligência mas sim, força de vontade.
Finalizando, faço um apelo para que começamos mesmo que gradativamente a treinar a nossa criatividade. É fácil, pense agora mesmo o que é significa essa tão obscura palavra. Tenho certeza que seu cérebro ficará feliz em ser estimulado e lembre-se: Mantenha a coluna ereta sempre que pensar, oxigenação ajuda na harmonia das informações e conseqüentemente torna mais curto o caminho para criatividade.
Até a próxima!