Na mutação inevitável dos valores humanos (onde todos são influenciados pelo meio, ou melhor, tudo), honestidade agora é burrice. Chegar em casa falando que encontrou cem reais na rua e sabendo de quem era, devolveu ao seu dono, é um ato digno de uma inescrupulosa resposta:
Que burro! Se fosse eu…
Quando na mesma situação acontece o inverso, isto é, em vez de devolver se sai exibindo falando que “um otário deixou cair no chão a notinha e você pegou rapidamente e escondeu”, a resposta: “Cara, como você foi esperto”. E assim se segue o caminho do brasileiro.
O homem está cada vez mais se parecendo com um macaco. Daqueles que são treinados pra roubar moedas do bolso das pessoas na cara de pau e ainda rir com ar de zombaria. Quando a mutação estará concluída? Não irar demorar muito, pois os comportamentos já sofreram as suas devidas alterações.
Mas enquanto só isso estiver acontecendo, você não deve se preocupar. Preocupe-se na hora que começar a nascer o rabo entre suas pernas. E trate de não corta-lo quando isso acontecer, ele poderá servir pra tampar o buraco por onde sai a cagada que fazem nos nossos valores.