O Dia do Índio foi instituído em 1940, no 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México, que discutiu as condições de vida dos povos indígenas. Além dos representantes de diversos países da América, ele contou com a participação dos próprios índios, que a princípio preferiram manter-se afastados, recusando o convite, mas depois entenderam que seria conveniente participar para lutar pela garantia de seus direitos.
No Brasil, a data foi instituída apenas em 1943, quando Getúlio Vargas assinou o decreto determinando que o Brasil também homenageasse os índios, a exemplo dos outros países da América.
Osasco conta hoje com 37 famílias dos índios Pankararés, que vivem em diversos bairros da cidade: Jardim Piratiniga, Bel Jardim, Jardim Aliança, Jardim Mutinga, Quitaúna, Portal Oeste I e II, Vila Ivone, Jardim Célia, Jardim Bonança, Cidade das Flores e Serventina.
Na cidade, existe um esforço para que o povo indígena consiga um espaço onde possa viabilizar suas práticas culturais e, mesmo distante de suas aldeias, possam manter vivo o caráter de sua cultura.
Os Pankararés são originários do sertão da Bahia, onde vivem da agricultura de subsistência, complementando a alimentação com a criação doméstica e a caça. São famosos também por suas atividades artesanais, voltando-se para a confecção de roupas de rituais e artesanatos de uso doméstico.
Entre eles não existe um único comando. O líder atua em conjunto com outras lideranças, incluindo o pajé e os conselheiros. O Conselho é a representação política maior entre dos Pankararés. A vinda desse povo para São Paulo em busca de trabalho começou em 1955, quando houve a grande seca na Bahia. O fluxo migratório, desde então, foi intenso.
Segundo estudos da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAI), a filiação linguística dos Pankararés é desconhecida. Após um longo período de afastamento das práticas rituais, os Pankararés retornaram ativamente às suas manifestações, valendo-se para isso de sua aproximação com os Pankararus.
Em comemoração à data, a Casa de Angola, em Osasco, apresentará uma exposição de fotos, exibição de vídeos, palestras, vestuário, acessórios e comidas típicas, com entrada franca. A abertura acontece no dia 19 de abril, a partir das 19 horas. E a mostra, depois, fica aberta ao público, no Osasco Plaza Shopping, até o dia 24.
Serviço:
Dia do Índio
Abertura – 19 de abril, às 19h
Casa de Angola
Avenida Visconde de Nova Granada, 513
Jardim Alvorada
Contato: 2183-6199, ramal 234
Entrada gratuita
Exposição de Fotos e Artesanatos
De 19 a 24 de abril, das 10h às 20h.
Osasco Plaza Shopping
Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 81
Centro
Entrada gratuita
Vanessa Lau
Assessoria de Comunicação da
Secretaria de Cultura de Osasco