A sexualidade é uma das mais diversas formas de expressão do nosso corpo, que se dá através da busca pelo prazer. A idéia de prazer pode variar entre os indivíduos levando em conta sua realidade, mas de uma maneira ou de outra todos os indivíduos possuem sexualidade.
Paixão, beijos, relação sexual, orgasmo, hetero e homossexualidade, esses e outros assuntos são de extrema importância para serem discutidos dentro de uma disciplina, que deveria ser obrigatória, chamada Educação Sexual.
Com o objetivo disseminar o conhecimento sobre responsabilidade sexual, por meio da educação, o Instituto Kaplan disponibiliza a educadores, psicólogos, terapeutas e profissionais interessados na área, possibilitando aperfeiçoamento e formação com livros e jogos didáticos.
Como sócio-educadora, indico o “Jogo de Corpo” que possui grande eficácia no que diz respeito aos trabalhos já realizados em orientação sexual. Este jogo é um material educativo que utiliza metodologia participativa como base, é composto de um livro, com textos informativos e sugestões de dinâmicas de grupo sobre os principais assuntos a serem abordados com adolescentes, e 4 jogos criados especificamente para tornar mais eficaz e descontraída a conversa sobre sexualidade. Os temas abordados pelos jogos são Puberdade, Reprodução Humana, Contracepção e Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Na interdisciplinaridade, conceito muito discutido atualmente por educadores, deve haver um espaço para a educação sexual, para que seja possível não apenas um ensino cognitivo, mas reflexivo sobre as questões relacionadas ao sexo e seu contexto atual, livre de preconceitos e tabus.
O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações indesejadas.
E, este é o nosso papel: fugir de nossos preconceitos para enfrentar a sexualidade como uma realidade da condição humana que deve ser tão explorada quanto qualquer outro tema.