O Facebook vai implementar uma função para que o usuário da rede social escolha alguém para cuidar de seu legado no site após a morte. O recurso passa a valer a partir desta quinta-feira (12) nos Estados Unidos e deve chegar a outros países em breve. As informações são do jornal norte-americano “Wall Street Journal“.
Antes dessa função, o Facebook tinha como política “congelar” a conta de uma pessoa, após a companhia ser notificada que o dono do perfil tinha morrido. Esse processo pode ser feito pela página “Memorialization Request” (https://www.facebook.com/help/contact/651319028315841).
Com a nova função, chamada “Legacy contact”, a ideia é que a página se torne uma espécie de “lápide virtual”.
De acordo com o jornal, o contato que ficará responsabilizado pelo perfil da pessoa morta poderá escrever uma mensagem que vai ficar no topo da página, aceitar amizades, mudar a foto do perfil e até baixar uma cópia de fotos e publicações feitas no Facebook — com exceção das mensagens privadas.
Nos Estados Unidos, onde o recurso começa a ser liberado nesta terça, os usuários podem acessá-lo indo ao menu Settings (configurações) > Security (Segurança) e lá escolher um “Legacy Contact”.