Johnnie Walker – Grandes Marcas

 

Uma garrafa quadrada. Rótulos coloridos. Um homem bem vestido como logotipo. E uma frase inconfundível: Keep Walking. Todos esses ingredientes, além é claro da excepcional qualidade de seus líquidos sagrados, fizeram da JOHNNIE WALKER uma marca única em seu segmento.


A história
A JOHNNIE WALKER tem uma história de determinação que se estende por três gerações de uma família. Cada geração compartilhou da mesma paixão pela fabricação e destilação do uísque. Johnnie era filho do fazendeiro, Alexander Walker, que morreu em 1819, e o rapaz, então com 15 anos, era muito novo para continuar tocando a fazenda da família. Com a venda da fazenda, John abriu uma pequena loja em 1820 na cidade de Kilmarnock, localizada no oeste da Escócia, investindo £417 no novo negócio. O pequeno estabelecimento vendia chás, vinhos, bebidas e comidas secas, começando a desenvolver uma clientela de alta reputação. Enquanto isso, o mercado de uísque estava mudando no mundo inteiro. As destilarias, muitas delas ilícitas, começaram a se profissionalizar e Johnnie viu uma grande oportunidade de ingressar nesse ramo de atividade, começando a destilar seu próprio uísque. Utilizando toda sua habilidade, iniciou a produção, vendendo o produto para seus clientes, que logo começaram a exigir um nome para o uísque. Foi neste momento que o uísque ganhou o nome de JOHNNIE WALKER. Em 1857, o filho de John, Alexander, assumiu os negócios da família com a morte de seu pai. Em 1865 surgiu o percussor do Black Label chamado Walker Old Highland Whisky, mediante a combinação de cerca de 40 dos melhores maltes e uísques de grãos escoceses, envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1867, criou a etiqueta para o uísque, muito parecida com a etiqueta atual do Black Label. Em 1876, conseguiu registrar como marca, o modelo da tradicional garrafa quadrada, introduzida em 1870, e as cores preta e ouro das escritas de seu rótulo. Em 1880, abriu escritório na cidade Londres, por onde exportava seu produto para o resto do mundo. Quando Alexander morreu em 1889, deixou o negócio para seus dois filhos, George e Alexander. Alexander ficava responsável pela produção dos uísques e George viajava o mundo estabelecendo uma rede de distribuição. Em 1920, podia-se encontrar os uísques Johnnie Walker em 120 países. Nas décadas de 30 e 40, investiu no setor de distribuição para popularizar ainda mais a marca pelo mundo. O resto da história é o sucesso de uma marca que se espalhou pelo mundo.


A linha do tempo
1909
? Quando George e Alexander Walker perceberam a oportunidade de desenvolver uma marca global no início do século XX, foi criado Johnnie Walker Red Label, um uísque destilado 8 anos e antes conhecido com Very Special Old Highland Whisky, que possuía uma seleção inigualável de maltes em sua composição, garantindo assim sua superioridade. Eram mais de 35 tipos, tendo como principal o Cardhu, reconhecido malte das Terras Altas da Escócia (Highlands).
? Johnnie Walker Black Label (um uísque destilado 12 anos e antes conhecido como Extra Special Old Highland Whisky) foi criado em virtude da demanda, no mercado internacional, por uísques com características mais suaves. Foi o primeiro a carregar a afirmação de ser 12 anos no seu rótulo, pois os mais de 40 maltes utilizados na sua composição são envelhecidos por, no mínimo, 12 anos. Em 1920, já era distribuído em mais de 120 países, alcançando uma qualidade inigualável.
1932
? Com a intenção de a garrafa acompanhar o movimento do mar, Alexander Walker II criou o Blend Swing (envelhecido 15 anos), inspirado na receita do Johnnie Walker Black Label.
1992
? Lançamento no mercado dos uísques Blue Label (feito a partir de uísques raros e envelhecido 21 anos) e o Gold Label (18 anos).
1997
? Lançamento no mercado do uísque Green Label (puro malte e envelhecido 15 anos).


Uma jóia rara
Johnnie Walker Blue Label Baccarat é o resultado de uma parceria histórica entre a mais tradicional Cristallerie do mundo e a mais renomada família produtora de uísque. Nessa edição especial e limitada, o Blue Label se apresenta num decanter Baccarat, com design que remete ao frasco de um perfume. Assim como um frasco de perfume reúne as notas mais marcantes de uma fragrância, o Blue Label Baccarat é uma versão especial da bebida, mais intensa e concentrada. O design exclusivo Baccarat possui características que ressaltam o sabor do uísque. Essa preciosa garrafa vem numa caixa de couro azul, com um livro que conta as origens do Blue Label. Na sua composição, o master blend mistura os maltes mais raros e de características mais marcantes da Escócia. Não existe um número exato de maltes e nem idade mínima de envelhecimento. Com edição mundial limitada de 4 mil unidades o produto é vendido hoje pelo valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), distribuídas para 20 países. A preciosidade foi lançada no Brasil em novembro de 2005.


Striding Man
O famoso logotipo da marca, chamado de Striding Man, ou andarilho, foi lançado em 1909, ao mesmo tempo em que os renomados uísques Red Label e Black Label. A tradicional figura, com chapéu de pele de castor, túnica vermelha, calça branca botas de montaria, e monóculo inquisitor, foi criada primeiramente pelo popular cartunista Tom Browne, como uma homenagem de George e Alexander Walker a seu avô e ao progresso, pioneirismo e a saga da família Walker. O símbolo foi redesenhado através dos anos por uma sucessão de grandes artistas plásticos como Basil Partridge, Leo Cheney, Clive Upton e Michael Peters. Sua roupa foi alterada ocasionalmente e diferentes posições foram adotadas, mas nunca perdeu o conceito de “continuar andando”, se tornando um dos logotipos mais reconhecidos no mundo e um verdadeiro ícone da industria de bebidas alcoólicas. O ícone da marca ganhou sua última reformulação visual no ano de 2003, quando a marca apresentou suas novas garrafas e rótulos. Além desse elemento gráfico dominante, a garrafa quadrada e o rótulo inclinado sempre deram caráter próprio às embalagens de JOHNNIE WALKER.


Campanhas que fizeram história
A marca efetuou sua primeira ação publicitária global em 1999 com o lançamento da campanha “Keep Walking”, criada pela agência de publicidade BBH de Londres com custo inicial de US$ 150 milhões. O conceito da campanha era simples, “continue andando”, que representava o progresso e pioneirismo dos produtores da marca. A nova fase atual da campanha com o conceito “Eu não sou o futuro. Você é”, mostra um robô que fala diretamente com o telespectador. Ele se diz mais forte, mais rápido e afirma que com certeza irá durar muito mais tempo. Apesar disso, fala que se pudesse desejar algo, desejaria ser humano. O filme tem grande apelo emocional, porque toca na questão da imortalidade. O personagem afirma que enquanto ele só precisa evitar desgastes para ser imortal, o homem tem que fazer algo notável para tornar-se eterno. Atualmente, uma das campanhas publicitárias mais bem sucedidas do mundo, está presente em mais de 120 países ao redor do mundo.

Os slogans
1976: Born 1820 – still going strong.
1996: Taste life. (Red Label)
2000: Keep Walking!


Os dados
? Origem: Escócia
? Fundação: 1865
? Fundador: Johnnie Walker
? Sede mundial: Kilmarnock
? Proprietário da marca: Diageo plc
? Capital aberto: Não
? Chairman: Lord Blyth of Rowington
? CEO: Paul Walsh
? Faturamento: US$ 3 bilhões (2006)
? Destilarias: 27
? Presença global: 200 países
? Presença no Brasil: Sim
? Maiores mercados: Estados Unidos, Grécia e Brasil
? Funcionários: 22.000 (Diageo)
? Vendas: 150 milhões garrafas/ano
? Segmento: Bebidas Alcoólicas (uísque)
? Principais produtos: Red Label, Black Label, Green Label, Gold Label, Blue Label
? Ícones: As garrafas quadradas e o homem andarilho
? Slogan: Keep Walking.
? Website: www.johnniewalker.com

A marca no mundo
Atualmente a JOHNNIE WALKER possui 27 destilarias espalhadas pela Escócia, vendendo cerca de 150 milhões de garrafas (10 milhões de garrafas a mais que seu principal concorrente) por ano em mais de 200 países. A cada segundo são consumidas cinco garrafas de JOHNNIE WALKER ao redor do mundo.

Você sabia?
? O RED LABEL é o uísque mais consumido e conhecido do mundo, tendo o Brasil como quarto principal mercado para a marca no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, das lojas do Freeshop e da Grécia. Tem uma fatia de 49,4% no segmento standard (oito anos), segundo o Instituto de Pesquisas Nielsen.

 

FONTE: O sempre excelente Mundo das Marcas

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