Nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro, com o objetivo de intensificar ações preventivas na saúde pública de Osasco, a Policlínica Zona Norte promoveu uma palestra sobre diabetes e qualidade de vida. A abertura do evento foi realizada pelo secretário de Saúde, o médico José Amando Mota, e contou também com a presença da diretora da Policlínica, Lúcia da Saúde. Estiveram presentes também a vereadora Mazé Favarão, médicos e enfermeiros da Policlínica e de outras unidades da rede municipal de saúde.
Segundo a diretora Lúcia, esta é primeira palestra sobre prevenção realizada em 2013 e, como uma das prioridades da Policlínica é investir na saúde preventiva, outras palestras já estão sendo planejadas para os próximos meses. Dezenas de pessoas, de ambos os sexos, fizeram inscrição para participar da palestra, realizada em dois horários, às 8h e às 13 horas. Foram abordados temas ligados ao diabetes, como dieta, qualidade vida para portadores da doença e novas terapias.
As palestras são realizadas em parceria com o CPCLIN (Centro de Pesquisas Clínicas), grupo que possui médicos especialistas em diversas áreas da saúde, como endocrinologia, nefrologia, infectologia, cardiologia, ginecologia, dentre outras, além de biomédicos, farmacêuticos, nutricionistas e educadores em diabetes coordenando os diversos protocolos clínicos. No evento desta sexta-feira, o CPCLIN foi representado pela gerente de cadastro, Ana Paula Cavalcante, e pela nutricionista Gabriela Gasperini, que foi a palestrante.
Ao falar sobre a importância do evento, a professora e vereadora Mazé Favarão enfatizou: “Em minha opinião, saúde e educação andam sempre juntas e uma está ligada à outra. Uma pessoa saudável sempre terá mais condições de desenvolver o cérebro e, consequentemente, com maior conhecimento, será mais capacitada para cuidar da saúde. E a mulher, que sempre se preocupa com a saúde de todos, muitas vezes esquece de cuidar da sua própria saúde. Daí a importância desta palestra sobre diabetes. Parabéns aos organizadores desse evento”, disse a vereadora.
Já o secretário Amando Mota, que também agradeceu aos organizadores da palestra, elogiou a presença do público. “Em nome do prefeito Jorge Lapas, agradeço a presença de todos vocês. O diabetes, tanto do tipo 1, como do tipo 2, atinge, hoje, milhões de pessoas e é uma doença que muitas vezes a pessoa não sabe que é portadora. Além da hereditariedade, o diabetes surge também pela má alimentação e, principalmente, pelo sedentarismo. Portanto, aproveitem bem esta palestra, tirem todas as dúvidas e mudem o estilo de vida, com alimentação adequada e a prática de exercícios físicos para evitar a obesidade”, aconselhou o médico José Amando Mota.