Benefício integra projeto de urbanização que abrange 578 unidades
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, entregou na quinta-feira, 10 de janeiro, as chaves de 32 moradias às famílias beneficiadas com o projeto de urbanização do bairro Portal D´Oeste.
A entrega aconteceu na EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Colinas D´Oeste. Na sequência, as famílias já iniciaram a mudança para suas novas casas. O projeto de urbanização dos Portais é uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem recursos na ordem de R$ 200 milhões. Ele compreende um total de 578 moradias, das quais 326 já foram entregues, permitindo que famílias trocassem seus barracos por casas de alvenaria. As demais unidades habitacionais previstas estão em diferentes fases de projetos e obras.
Durante o evento, o secretário de Habitação de Desenvolvimento Urbano, Sergio Gonçalves, fez uma avaliação das obras. “O projeto terá continuidade com a construção de novas escolas, postos de saúde e um centro de convivência. Já canalizamos córregos e fizemos toda a parte de infraestrutura. Hoje, com a entrega das chaves, pensamos em oferecer mais do que moradia, mas uma forma das pessoas exercerem sua cidadania em sua plenitude. Continuaremos o projeto, teremos novidades e faremos ainda projetos maiores e melhores para a cidade de Osasco na gestão do prefeito Jorge Lapas”, concluiu.
A moradora de um dos apartamentos entregues, Lidiane Santos dos Reis não cabia em si de tanta felicidade. Acompanhada do marido Renan Souza de Castro e das duas filhas, Lana, de 4 anos, e Larissa, de 1, ela expressou seus sentimentos. “Foi o sonho realizado a entrega do apartamento. As pessoas devem acreditar que alguém olhará para elas, mas devem também correr atrás dos seus objetivos. Todos na Prefeitura de Osasco foram muito atenciosos e esclarecedores desde quando disseram que teríamos um novo lugar para morar. Saímos do nosso barraco há 4 anos e 9 meses, mas agora temos a garantia da casa própria”, disse.
A doméstica Rosa Mendes, mãe do pequeno Arthur, de 4 meses, afirmou ter acreditado na palavra dos gestores públicos. “O prefeito Emidio e depois Jorge Lapas sempre disseram para ficarmos seguros e calmos porque receberíamos os apartamentos. Eles disseram a verdade e hoje a comunidade acredita e os admira muito. Temos agora que pensar em nossas novas vidas e não podemos vender as moradias”, alertou. Os apartamentos de 48 m² possuem uma cozinha, um banheiro, dois quartos e sala de estar.
Além das moradias, a urbanização envolve implantação de infraestrutura completa na área, incluindo redes de água, esgoto e energia elétrica, canalização de córregos, abertura de ruas e implantação de áreas verdes e de lazer, dentre outras melhorias.
“Conheci uma triste realidade no começo do governo do prefeito Emidio. As pessoas moravam nas piores condições humanas possíveis. Os barracos não tinham piso, os esgotos corriam por dentro dos barracos. Portanto, hoje temos muita satisfação em dar dignidade às pessoas e entregar as chaves dos apartamentos. Estamos mudando para melhor a vida de algumas pessoas. É uma obra que vai além de simples intervenções e entrega de chaves. Promovemos, desde o governo Emidio de Souza, a mudança de um bairro com a canalização de córregos e iluminação publica. Vivemos outra realidade. Temos um total de 150 apartamentos ainda para entregar e é um projeto dos melhores do Brasil, sendo premiado por contemplar a questão cultural, com a construção de um Centro de Cultura e escolas”, finalizou Lapas, acompanhado do diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura de Osasco, Roberto Trapp, e o vereador Claudio da Locadora.