Pela quinta vez, os moradores que residem no Centro Histórico de Santana de Parnaíba contaram com um atendimento técnico realizado pelo arquiteto Fábio Bellini, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), órgão pertencente ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A iniciativa – que acontece periodicamente, com o intuito de facilitar a vida da população – aconteceu na última terça-feira (04/09), durante todo o dia, no escritório técnico do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), localizado na Casa 80.
Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santana de Parnaíba e o Condephaat, a iniciativa vem sendo uma ótima oportunidade para os moradores do Centro Histórico sanarem suas dúvidas sobre restauro e preservação, entre outros assuntos pertinentes. Vale enfatizar que, toda vez que esta medida é realizada no município, todos os moradores do Centro Histórico são comunicados por meio de cartas.
Esta iniciativa tem como finalidade aproximar a comunidade do Condephaat, por meio de um suporte local, e facilitar a vida da população, que podem obter informações de maneira rápida sobre as intervenções que pretendem realizar em seus imóveis. Desde quando foi realizado pela primeira vez no município, em novembro de 2011, até o momento, passaram por atendimento técnico com o arquiteto do Condephaat cerca de 50 moradores do Centro Histórico.
Vale ressaltar que a ação do Condephaat é realizada nos diversos núcleos históricos do Estado de São Paulo, tombados e preservados pelo órgão estadual, como forma de retomar um contato mais íntimo com os municípios nos quais atua. Atualmente, Santana de Parnaíba possui o maior conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat e preservado do Estado de São Paulo.
Segundo Fábio Bellini, o retorno com o atendimento técnico no município tem sido bastante positivo. “Temos percebido que os moradores do Centro Histórico da cidade tem tido muito interesse em manter as tradições. E esse suporte é muito interessante, pois esclarece e procura interferir de modo salutar, antes de haver uma intervenção, em caso de reformas ou modificações de seus imóveis. Aqui, o Patrimônio Histórico está preservado e a gente observa que, em muitos locais históricos como Santana de Parnaíba, não se tem a preocupação na preservação de sua história, como é encontrado aqui”, ressalta o arquiteto do Condephaat.
Composto por 209 edificações, datadas dos séculos 17, 18 e 19, o Centro Histórico da cidade se encontra totalmente restaurado, após grandes investimentos da Prefeitura, com a criação, no ano de 1999, do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), um dos grandes responsáveis pela restauração e preservação dos imóveis que compõe o rico Patrimônio Histórico de Santana de Parnaíba.
De acordo com a moradora do Centro Histórico Terezinha de Souza, de 79 anos, o atendimento técnico é muito bom para as pessoas que residem no local. “Eles são muito solícitos e, toda vez que precisei de orientações, quanto a reforma ou pintura de minha casa, as obtive. Além disso, essa iniciativa facilita bastante, pois não precisamos nos deslocar até São Paulo para obter informações deste tipo. Ainda mais eu, que procuro manter a tradição, incluindo a escolha dos móveis de minha casa, pois não quero descaracterizá-la”, elogiou a arquiteta.
As pessoas que quiserem obter mais informações sobre o atendimento técnico do Condephaat devem entrar em contato diretamente no escritório técnico do POEAO, pelo telefone 4154-6760.
Além disso, verifique
Recepcionista – Osasco, SP
Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT
- Visualizar todas as empregos: Osasco