Para comemorar o Dia Mundial do Folclore (22/08), a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promoveu, no último domingo (26/08), a Festa da Cultura Popular. O evento, que contou com o apoio do Ponto de Cultura Centro Cultural Leandro Manoel de Oliveira, do bairro Cururuquara, aconteceu no Centro Histórico da cidade e reuniu pessoas de várias idades, que conferiram apresentações de samba de bumbo e de congada de grupos de diversas cidades do Estado de São Paulo.
A animada Festa da Cultura Popular começou com a apresentação do grupo Congada de São Benedito, da cidade de Carapicuíba. Em seguida, foi a vez de todo o público presente cantar e dançar junto com os seis grupos de samba de bumbo, que se apresentaram ao longo de toda à tarde.
As pessoas puderam conferir a apresentação dos grupos: Samba Caipira, da cidade de Quadra; Grupo de Samba de Roda, de Pirapora do Bom Jesus; Urucungos, Puítas e Quinjengues, de Campinas, e Samba Lenço, de Mauá, da cidade de Mauá. Também animaram a festa os grupos Bumbos do Cururuquara (composto pelos alunos do Ponto de Cultura Leandro Manoel de Oliveira) e Samba do Cururuquara – “Grupo 13 de Maio” – ambos de Santana de Parnaíba.
De acordo com a coordenadora do Centro de Memória e Integração Cultural Agacir Eleutério, a finalidade do evento foi aproveitar a comemoração do Dia do Folclore para disseminar a tradição do samba de bumbo, que continua viva até hoje na cidade. “A festa foi uma grande oportunidade para os grupos trocarem experiências e, mais do que isso, possibilitar o contato dos antigos sambadores com as crianças, que também estão tocando”, disse Agacir.
Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo Daniel Daher, a festa superou as expectativas e, para o ano que vem, espera-se poder fazer algo ainda maior, que abranja, também, outras culturas populares, além do samba de bumbo. “Sempre que realizamos encontros de samba de bumbo, os nossos objetivos são atingidos. As pessoas se divertem, interagem com os grupos. E domingo não foi diferente. A festa foi bastante animada”, disse. “Para o ano que vem, estamos pensando em incluir apresentações de culturas de outros estados, e assim, fazer uma festa muito maior que atinja todo o Centro Histórico”, completou.
Um dos participantes do evento foi Alceu Estevam, que é presidente do grupo Urucungos, Puítas e Quinjengues, do município de Campinas. Ele elogiou a iniciativa da realização do encontro. “Eu já estive em Santana de Parnaíba, em outros eventos, e acho muito interessante esta preocupação com a memória, com a preservação cultural. O evento foi perfeito”, comentou Alceu.
Além disso, verifique
Recepcionista – Osasco, SP
Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT
- Visualizar todas as empregos: Osasco