A Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, na última quinta-feira (23/08), mais uma entrega de aparelhos auditivos para moradores da cidade portadores de deficiência auditiva. A distribuição foi realizada no Cine Teatro Coronel Raymundo e beneficiou um total de 50 pessoas.
Antes da entrega, o secretário de Assistência Social Eduardo Fernandes falou da preocupação da Prefeitura em proporcionar uma melhor qualidade de vida à população da cidade. “O fornecimento destes aparelhos é uma das diversas ações que a Prefeitura realiza, ao longo do ano inteiro, a fim de poder oferecer uma vida melhor aos seus moradores. Com a entrega de hoje, totalizamos 200 pessoas beneficiadas este ano”, disse o secretário.
Para poder receber o aparelho auditivo, os beneficiados tiveram, inicialmente, que passar em consulta pela Rede Municipal de Saúde, com um médico especialista e uma fonoaudióloga para avaliar a necessidade do uso do aparelho. Em caso positivo, as pessoas sem condições financeiras entraram em contato com a Secretaria de Assistência Social, que realizou uma avaliação social dos pacientes. E aqueles que realmente não poderiam comprar, receberam o aparelho gratuitamente da Prefeitura.
Um dos contemplados foi Heitor Ferreira Cardoso, de 85 anos, morador do bairro Sitio Tanquinho. Segundo seu filho, Maurício Galvão Cardoso, com os problemas de audição, seu pai tem ficado mais isolado, sem conversar com as pessoas. “Eu tenho muita dificuldade para entender o que os outros falam. Por isso, estou muito ansioso para começar a usar o aparelho e poder voltar a ouvir direito novamente”, disse Heitor Cardoso.
Outra beneficiada que estava muito contente pelo recebimento do aparelho auditivo era Zélia Lui Miranda, de 81 anos, moradora do bairro Suru. “Hoje estou muito feliz, pois vou conseguir escutar direito novamente. Não vou precisar mais levantar muito o volume da televisão para poder ouvir”, afirmou Zélia.
Na ocasião, uma fonoaudióloga da Rede de Saúde explicou aos beneficiados que os aparelhos foram comprados de acordo com a necessidade de cada usuário. Para tanto, eles passaram por avaliações e testes para que fosse definido o tipo de aparelho mais adequado de acordo com o grau de deficiência auditiva de cada um.
Os contemplados também receberam orientações sobre o uso correto do aparelho, como realizar a limpeza, troca de pilhas e os cuidados que devem ser tomados para conservá-lo funcionando perfeitamente.
Além disso, verifique
Recepcionista – Osasco, SP
Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT
- Visualizar todas as empregos: Osasco