A Prefeitura de Santana de Parnaíba iniciou, na última segunda-feira (20/08), as obras de pavimentação e drenagem de mais um bairro da cidade. Desta vez, a localidade beneficiada é o bairro Refúgio dos Bandeirantes, que terá 100% de suas vias pavimentadas.
O serviço faz parte do Programa de Pavimentação Direta (PROPAD), da Secretaria Municipal de Serviços Municipais. Será pavimentada uma área total de 15.220 metros quadrados, que corresponde às Ruas Rubi, Diamante, Pedras Preciosas, Turquesa, Água Marinha, Platina, além de um trecho de 2.100 m² da Rua Safira e 1.200 m² da Rua Cristal.
No momento, os funcionários da Secretaria de Serviços Municipais estão realizando, no Refúgio dos Bandeirantes, a limpeza das ruas e a captação de água das galerias pluviais. Após o término destes trabalhos, será dado início às obras de pavimentação das vias.
Com a conclusão das obras, os moradores do bairro terão uma melhor qualidade de vida e não sofrerão mais com os transtornos provocados pelas ruas de terras, como o excesso de pó, nos dias secos, e barro, nos chuvosos.
O PROPAD é uma das soluções encontradas pela Prefeitura para asfaltar, com mais agilidade, ruas que comportem sistemas de drenagem simples e que não necessitem intervenções de médio e grande porte. O serviço é executado pelos próprios funcionários da Secretaria de Serviços Municipais.
Recentemente, por meio do PROPAD, a Prefeitura concluiu a pavimentação completa do bairro Parque Fernão Dias. Na localidade, foram pavimentadas oito ruas, com uma área total de 12.140 m². E antes da pavimentação, foram realizados os serviços de terraplanagem, alargamento das vias e construção de um muro de arrimo para o alinhamento da Rua Butantã.
Outros serviços realizados, nos últimos meses, pelo PROPAD, foram as obras de recapeamento de 2.400 m² da Rua XV de Novembro, no Centro, e de 1.100m² do bolsão da rodoviária, no mesmo bairro.
Outras obras de pavimentação na cidade
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Obras deve concluir a aplicação de binder (preparação para receber a capa asfáltica) do segundo trecho da Estrada Municipal da Aldeia – também conhecida como Estrada Mascarenhas de Moraes. Com isso, ficará faltando apenas a aplicação da capa asfáltica para que a obra esteja totalmente concluída.
A estrada possui 5.514 metros de extensão total e é uma importante via da cidade, pois liga o Centro de Santana de Parnaíba aos bairros de Aldeia da Serra, Ingaí e imediações, além de dar acesso à Rodovia Castello Branco, na altura do km 32 e ser uma opção de rota aos municípios de Jandira e Barueri.
As obras, nesta estrada, foram divididas em dois trechos. O primeiro deles, com uma extensão de 1.254,99 m2, contou a parceria do Governo do Estado de São Paulo, que custeou o valor da obra. E o segundo trecho, iniciado em setembro de 2011, tem um total de 4.291,35 metros de extensão. Esta etapa está sendo totalmente paga com verba pública municipal.
Outra obra de pavimentação em andamento é a do bairro Chácara Solar II (popularmente conhecido como Jabuticabeiras), localizado na região da Fazendinha. No local, estão sendo pavimentadas 22 vias, com 9,5 mil metros de extensão, com um total de 60,7 mil metros quadrados de área. Com a conclusão das obras, o bairro terá 100% de suas vias pavimentadas. No momento, 19 ruas já estão com a aplicação de binder concluída, faltando apenas a capa asfáltica. E nas outras três vias, resta menos de 15% para concluir a colocação do binder.
No bairro Cidade São Pedro, a Prefeitura, também por meio da Secretaria de Obras, está realizando as obras de recuperação de pavimento na Avenida Jaguari. O serviço no local compreende uma extensão total de 2.940 metros, que vai da Avenida Tenente Marques até o cruzamento com a Avenida Ignácio Fonseca. Até o momento, 50% da via já recebeu a aplicação de binder e 40% da extensão total da estrada já está com a capa asfáltica.
O trabalho na Avenida Jaguari inclui, ainda, a construção de um novo muro de gabião, nas proximidades do SESI, que consiste numa armação metálica, preenchida de pedras, usada para impedir o deslizamento. No ano passado, a Prefeitura já havia implantado um muro deste tipo próximo de onde será construído este novo. As duas obras servirão para conter a erosão do solo provocada pelo córrego que passa ao lado da avenida.
A Prefeitura também irá realizar, nesta avenida, obras para amenizar três curvas que se encontram ao longo da Avenida Jaguari. Este serviço permitirá uma maior segurança aos motoristas que trafegam pelo local e possibilitará, ao mesmo tempo, uma melhor fluidez ao trânsito. Nestes três pontos, a obra irá consistir na readequação do sistema de drenagem, como a colocação de guias e sarjetas, para acompanhar o novo traçado da via.