Conhecido nacional e internacionalmente, o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO) – mantido pela Prefeitura de Santana de Parnaíba – é apontado como uma referência na restauração e preservação do Patrimônio Histórico no País em mais um evento de grande destaque no cenário brasileiro. Trata-se da 4ª edição do Congresso Brasileiro de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil (Terra Brasil 2012), que aconteceu entre os dias 07 e 10/08, na cidade de Fortaleza (CE), onde o POEAO foi destaque durante o evento.
O evento – que reuniu profissionais, pesquisadores, estudantes e interessados na arquitetura e construção em terra – tem como objetivo principal fortalecer a difusão da construção de edificações utilizando a terra como principal material de construção. Na edição deste ano, o Congresso contou com a participação de profissionais e pesquisadores da área de vários Estados brasileiros, entre eles Alagoas, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, bem como de outros países, como Colômbia e Peru. De Santana de Parnaíba, marcaram presença no evento o coordenador do POEAO Turinã Inácio e os mestres gerais Edinaldo Ademar de Souza e Douglas de Souza Morais.
Neste 4º Congresso Brasileiro de Arquitetura e Construção com Terra, foram realizadas diversas oficinas, nos dias 07 e 08/08, e apresentações de trabalhos, nos dias 09 e 10/08. É importante ressaltar que, tanto durante as oficinas, quanto nas apresentações de trabalhos, o POEAO foi apontado como exemplo no Brasil, principalmente pela viabilidade e qualidade das técnicas construtivas utilizadas nas edificações antigas de Santana de Parnaíba, com destaque para a Taipa de Pilão, Pau a Pique e Adobe – três importantes técnicas construtivas tradicionais presentes na cidade.
A convite do arquiteto Raymundo Rodrigues, a equipe técnica do POEAO presente no evento deu suporte nas oficinas de “Taipa de Pilão” e “Adobe”, ministradas por ele, durante o Terra Brasil 2012. Já durante as apresentações de trabalhos, Raymundo Rodrigues fez questão de apontar o Projeto Oficina Escola como um bom exemplo de iniciativa de sucesso no Brasil, no que se refere à restauração e preservação do Patrimônio Histórico de Santana de Parnaíba e de outras cidades nas quais prestou apoio técnico, principalmente pela abrangência de sua aplicação, ao unir técnica e prática.
De acordo com Turinã Inácio, além de divulgar o Projeto para todo o Brasil e outros países da América Latina, a participação do POEAO no Congresso foi muito importante para seus participantes trocarem experiências, além de terem a oportunidade de conhecer técnicas construtivas ainda desconhecidas. “Para nós, foi um privilégio muito grande sermos apontados como referência de sistema e técnica construtiva no País. É o resultado de um trabalho sério, que vem sendo realizado no município, com total apoio e incentivo do atual Prefeito Silvinho Peccioli, desde a sua primeira gestão na cidade. O nosso grande diferencial é que conseguimos unir conhecimento prático e teórico. A nossa prática pedagógica de ‘aprender fazer, fazendo’ é um dos nossos segredos do sucesso, além de nossos aprendizes terem um grande laboratório, que é o nosso Centro Histórico”, ressalta o coordenador do POEAO.
Projetar o Oficina Escola em âmbitos nacional e internacional foi alguns dos grandes benefícios da participação do POEAO no Congresso. Isso porque, segundo Turinã Inácio, o evento possibilitou o convite para integrar a Rede Terra Brasil e, ainda, retomar antigos projetos, um deles com a cidade cearense de Sobral, onde, há alguns anos, o Projeto foi levado para prestar apoio técnico na restauração de Patrimônios Históricos. Além desses resultados positivos, durante o evento, o POEAO foi convidado a firmar outras parcerias interessantes, como com a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (MG).
Histórico do POEAO
Graças às técnicas de restauração desenvolvidas pelo Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), Santana de Parnaíba preserva seu patrimônio histórico, um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Estado. Seu Centro Histórico, o mais antigo e próximo da capital (35 Km), foi tombado, em 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT).
Criado no ano de 1999, o Oficina Escola chegou a Santana de Parnaíba por meio de um convênio firmado pela Prefeitura com o município de Ouro Preto, o Governo do Estado do Espírito Santo, a FIEMG e o SENAI/MG. O POEAO já conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio de Serviço Público, concedido pela ONU, em 2008, na cidade de Nova Iorque (EUA).
Além de sua relevância cultural, o POEAO tem um importante papel social, uma vez que age no resgate da cidadania de jovens carentes. Por meio deste projeto, muitos jovens e adolescentes das cidades onde ele é ministrado estão deixando as ruas para aprender uma profissão, a de restauradores.
O grande interesse pelas técnicas de restauração difundidas pelo POEAO de Santana de Parnaíba é uma prova cada vez mais definitiva de seu sucesso. Ao longo desses anos, o Projeto já firmou convênios com várias cidades, como São Sebastião (SP), Sobral (CE), Aquiraz (CE), Fortaleza (CE), Fortim (CE), São Paulo (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Pirapora do Bom Jesus (SP), Iporanga (SP), Guarulhos (SP), entre tantas outras.