A Prefeitura de Osasco, por meio da coordenadoria de Relações Internacionais, promoveu no dia 18 de junho, na secretaria de Educação, um encontro para discutir e conhecer inovações e novas tecnologias de construção civil.
O encontro foi realizado por intermediação da coordenadora de Relações Internacional de Osasco, Gleides Sodré, e do presidente do Centro de Cultura e Memória Sindical da Força Sindical, Milton Baptista de Souza.
Os novos avanços foram apresentados pelo engenheiro civil e professor de engenharia da construção civil da Universidade de Firenze, na Itália, Erico Manzoni. O arquiteto Piedro Mignozzetti foi o interprete da reunião, que também contou com a participação de representantes das Secretarias municipais de Obras, Habitação e Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente.
O grupo conheceu as inovações em recuperação de edifícios, pontes e viadutos utilizando fibras de carbono, aço e vidro, sistema que também é utilizado em revestimento de pilares de sustentação de pontes, evitando a corrosão, além de aumentar a resistência das vigas.
Foram apresentadas também tecnologias para monitoramento e controle de estrutura de viadutos e pontes, além de construções de edifícios pré-moldados com estruturas metálicas.
Por fim, os participantes estudam a possibilidade de Osasco sediar um seminário sobre as novas tecnologias da construção civil. “Isso demonstra o desenvolvimento que a cidade tem registrado nos últimos anos e a capacidade para desenvolver grandes eventos internacionais. A ideia é que esse seminário seja regional, envolvendo empresários da construção civil e gestores municipais”, afirmou Gleides.