O curso de Monitoria em Propriedades de Turismo Rural foi encerrado no dia 30 de maio. A capacitação foi promovida pela parceria entre a Prefeitura de Cotia, através da Secretaria de Cultura e Turismo, sob coordenação do Departamento de Turismo, SENAR e Sindicato Rural.
O objetivo da capacitação visou preparar os responsáveis por propriedades agrícolas a monitorar visitas guiadas na propriedade rural, e aprender sobre as principais características necessárias ao exercício da atividade de monitoria, assim como os principais pontos relacionados ao atendimento de visitantes.
Dezesseis alunos participaram do curso, que aconteceu na Mini Fazenda Nose, em Caucaia do Alto, apoiadora da iniciativa.
Donizete Aparecido de Almeida, proprietário da mini fazenda, disse que aproveitou muito o acompanhamento do curso, inclusive com embasamento para gerenciar melhor os monitores da Nose. “Apoiei a iniciativa, porque necessito muito de mão de obra de monitoria para atuar na minha propriedade, e tenho dificuldade para encontrar e contratar monitores. Agradeço a Prefeitura de Cotia e o Sindicato Rural pela capacitação, excelente apoio para o desenvolvimento rural”.
Gabriela Santos, uma das alunas, afirmou que o foco do curso foi expor as principais habilidades e competências exigidas pela profissão. “Além de explanar sobre aspectos relacionados à recepção de visitantes numa propriedade rural. Agregou valor à minha formação na vivência rural, ainda que eu já tenha sido aluna de outros cursos bastante aprofundados sobre monitoria, como o Programa de Jovens da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de SP- o PJ de Cotia, e também do curso de Monitor Cultural da ONG SELVA”.
No encerramento, foi realizada uma monitoria de grupo dirigida a convidados, e que contou com a presença de representantes do Departamento de Turismo, José Vasconcellos do CIESP/Cotia, Miriam Iida e Nadir Kosaka/produtoras rurais de Cotia, Maurício/ ceramista. A visita guiada serviu como avaliação prática dos alunos, que foi depois complementada pela consultora do SENAR Dora Pedroso.