A CHARGE ACIMA FOI ALTERADA. VEJA A ORIGINAL AQUI.
Recentemente escrevi um texto sobre o discurso de FHC. Você pode lê-lo aqui. Mas não pude divulgá-lo e pouca gente deve ter lido, pelo fato de que meu blog atravessou “problemas técnicos” e ficou o fim de semana sem que fosse possível se acessar nada além da home.
Mas ontem (28/11); as notícias da réplica de Lula ao que foi dito por Fernando Henrique, trouxeram a luz coisas que poucas pessoas notaram: A diferença entre o discurso vazio e das ações práticas. FHC bradou aos quatro ventos e para uma audiência cativa e fiel que, no PSDB, a educação e a inteligência eram valorizadas e que o governo Lula prima por valorizar a ignorância. Eu meu texto eu procurei mostrar como isso é uma mentira deslavada. Não que eu defenda o Lula, seu governo tem falhas enormes, como todos os outros. Algumas vezes, a imobilidade e a falta de iniciativa são tão patentes que chega a dar pena. Mas não se pode negar o seu empenho em melhorar a situação geral do país. E nessa área de educação; ninguém fez tanto quanto ele nesses anos todos. FHC, que tanto diz prezar a educação, ficou oito anos no governo, sem contar seu período como senador e ministro e nunca construiu ou ordenou a construção de uma só escola. Como pode agora, arvorar-se em protetor da educação?
Lula é fraco, inexperiente e sem instrução formal. Contudo seu governo fez mais pela educação desse país do que qualquer outro. Os miseráveis nunca tiveram um suporte para melhorar sua situação como tem hoje. Contudo ainda permanece a dramática concentração de renda que impede a massificação das oportunidades. Isso quem diz é a própria ONU, que hoje divulgou que o Brasil melhorou seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Claramente o índice obteve melhorias devido às ações implementadas por Lula e na solução de problemas dos miseráveis por esse país a fora. Ainda há muito que fazer. E para isso precisamos que o próximo presidente seja um homem de força e de consciência cívica incomum. Para que não relegue o que já foi feito e prossiga na luta por dias melhores.
Com um congresso fisiológico e parlamentares que apenas se interessam em melhorar suas próprias situações financeiras e obter benefícios para seus currais eleitorais, e que atravanca as reformas urgentes e necessárias que possibilitariam uma melhor situação para o país; Lula enfrenta até entre os aliados, que só o são por claro interesse e olho nos cargos e verbas, a fome e a ganância que fazem dessa base aliada sua maior oposição.
O que mais entristece, é que esse era um bom caminho para nosso país. Mas nossos políticos não são imbuídos do necessário espírito altruísta para tolerar pequenas perdas. Pois, para que a renda seja distribuída, os que muito tem devem perder um pouquinho. E isso para nossos milionários é inaceitável. Por que ter um lucro de 15% ao mês como qualquer negócio no exterior, quando podemos formar um cartel e ter lucros de mais de 100%. Esse pensamento já destruiu iniciativas concretas de melhoria; e seremos um país medíocre até que eles entendam que, podem até perder um pouco agora, mas no futuro, ganharão muito mais com um mercado consumidor mais forte e formado por pessoas com um poder aquisitivo regular e bom. Afinal, miseráveis não vão as compras.
Tenho certeza de que se El Rei da Espanha estivesse presente ao discurso de FHC, teria dito: POR QUE NÃO TE CALAS?
Concorra a um MP4 player de 1 Gb. Saiba mais detalhes aqui.