A ÉTICA, A ÓTICA, A BLOGOSFERA E AS PARCERIAS CARACU.

ESN: 16675-080201-838850-87



Eu não sei quem cunhou essa famosa frase em relação às parcerias. Só sei que, quando comecei a me aventurar pela blogosfera; comecei a ver aqui e ali que essas coisas existiam e que era melhor ficar atento para não se ver envolvido numa furada sem tamanho e que fosse capaz de lançar a sua credibilidade na lama com facilidade arrasadora.

Fui vítima de um desses “parceiros”, logo assim que inaugurei meu blog de culinária e de críticas gastronômicas (Receitas & Prazeres). Um patrocinador me convenceu a armar uma promoção e me apresentou um brinde magnífico (conjuntos para churrasco em aço inox de primeira qualidade).

Ao receber os kits para enviar aos ganhadores, para minha surpresa, o aço inox se transformara em algo frágil e não identificável de péssima qualidade. Resultado: Para não ter a credibilidade arranhada; comprei os kits numa loja e enviei para os ganhadores da promoção com pedidos de desculpas e um brinde bônus.

Hoje (22/12/08) recebi um e-mail através de meu outro blog (Emagrecer é Possível) de uma pessoa que pedia para ajudar numa campanha contra a dengue e um cliente fizera um site para o fim de ano de forma a divulgar a prevenção da dengue e a maneira como ela se espalha. Segue o e-mail:

“Um cliente da agência onde eu trabalho fez um site de final de ano de Combate e Prevenção a Dengue, eu que não tenho muito a ver com isso, mais “peguei” o site pra mim e estou divulgando, estou tentando fazer uma campanha de combate e prevenção a dengue para fazer o verão no Brasil em 2009 melhor. Como a gente sabe todo ano surgem diversas epidemias de Dengue no Brasil todo, e eu que acredito na força da Internet pra conseguir divulgar este tipo de ação. Sei que não tem muito a ver com seu Blog mais como é na área da saúde eu achei super interessante indicar este tipo de ação.

Bom no Orkut a ação está dando super certo tem mais de 120,000 pessoas que abraçaram a causa em comunidades. Em blogs estou começando e espero ter um futuro bom, o que eu to pedindo é pra galera fazer uma postagem sobre o assunto e o site, mesmo que o site não seja diretamente a área da doença dengue está ligado a saúde e seria legal todos conseguirmos informar seus leitores. Nada muito complicado apenas pra lembrar-se do verão e das coisas que a gente tem que fazer pra evitar este tipo de coisa, por mais que a gente não ligue pra isso (E pode ter certeza que muitos não ligam), esse tipo de ação pode ajudar muitas pessoas.”

Fora o “mais peguei” (sic); ele dá a entender claramente para os mais desavisados que é um site sobre a dengue e que ele quer divulgá-lo (… mais “peguei” o site pra mim e estou divulgando, estou tentando fazer uma campanha de combate e prevenção a dengue para fazer o verão no Brasil em 2009 melhor…). Em outra parte do texto ele comenta “a força da Internet” e continua (… Em blogs estou começando e espero ter um futuro bom, o que eu to pedindo é pra galera fazer uma postagem sobre o assunto e o site, mesmo que o site não seja diretamente a área da doença dengue está ligado a saúde e seria legal todos conseguirmos informar seus leitores…).

Em seguida ele envia o site que “ele pegou” e um provável blog que aderiu a campanha que “ele” está movendo.

Ia até topar, mas então resolvi visitar o tal site que “ele pegou” para dar uma olhada nas informações. E… para minha surpresa, era o site de uma grande indústria farmacêutica fabricante de um conhecidíssimo remédio que é usado para tratar os sintomas da dengue. Lembram… aquele que começa em “~” e acaba em “ENOL” e é fabricado pela mesma empresa de um famoso talco para bebês e de fraldas infantis cujo nome significa Filho de John. E o tal blog que havia “aderido a campanha” era um blog no blogspot sem perfil e anônimo. Sem contar que no site da agência de publicidade em que ele trabalhava estava, de cara, a campanha promocional do tal remédio que eles haviam desenvolvendo.

Ora meu amigo. Sejamos éticos. Mandar um e-mail querendo promover descaradamente o site de um medicamento cujo uso abusivo é responsável, segundo pesquisas, por inúmeros problemas hepáticos como se fosse a solução para a dengue e; ainda por cima, disfarçar a propaganda descarada de “campanha individual voluntária” do site que você “pegou” pra divulgar. Assuma que é uma propaganda e que deseja links para a página da campanha promovida pelo fabricante da medicação. COMPRE espaço nos blogs e divulgue corretamente e de forma ética o seu cliente e a sua ação mercadológica; deixe os consumidores saberem que se trata de PROPAGANDA DO REMÉDIO “X”, com alguma informação agregada. Não queira enganar os desavisados e os leitores. Lembre-se daquele velho ditado: “É possível enganar alguns por algum tempo; mas não todos todo o tempo”.

Das duas uma; ou você ainda acha que os blogueiros que não escrevem em miguxês são idiotas demais para perceber uma claríssima ação comercial (mal) disfarçada ou você nada entende da blogosfera e está “realmente” começando e acha que blogueiros são adolescentes espinhudos escrevendo diarinhos vazios. Saiba que há blogueiros que levam a sério seus blogs e seus leitores. Posso até “me queimar”; mas jamais enganaria meus leitores com esse “papo furado”.

Se estiver mesmo começando; já começou mal das pernas.

Pense nisso.

OBS: Nomes, links para os sites e as identificações da agência e do publicitário eu omiti propositadamente.

UPDATE:

Recebi um e-mail de resposta do contato da agência que deixou bem claro tratar-se de uma reles ação promocional realmente e não uma campanha “humanitária”. O pior, é a arrogância e o camarada achar que está certo, fazendo-se de ofendido, pelo meu contato prévio onde revelava “minha descoberta” sobre a campanha do site “que ele pegou”.

Leiam:

“Opa beleza? Sim eu gostaria que fosse gratuito o post mesmo sendo isso totalmente contra sua vontade. Apenas ofereci para blogs de saúde fazerem um post relacionado a saúde. Mais fica calmo meu jovem =) Se você acha que deve ser patrocinado, me mostra alguns argumentos de porque patrocinado e os números do seu site. “

Minha resposta foi um pouco extensa; porém necessária:

“Não desejo o post patrocinado. Este meu blog (o emagrecer é Possível) tem poucos meses de existência e não tem público que justifique tal ação. Não preciso ficar calmo não amigo. Ainda mais quando querem me chamar de otário. Seu e-mail inicial foi um acinte à inteligência e uma tentativa de enganar um leitor desavisado. Este último e-mail vem apenas comprovar tal intento.

Jogue limpo. Diga o que quer realmente. Porque sua “técnica” cai por terra muito rapidamente com dois segundos de análise e só pegará inocentes. E sabemos que “inocentes” não influenciam ninguém.

(…)

Se sua campanha fosse realmente para uma “causa”. Não me negaria a participar gratuitamente como já fiz em inúmeras oportunidades. Mas ela é uma ação comercial mal disfarçada de boa ação.

E, assim, nada mais justo do que revelá-lo honestamente e procurar blogs e sites que estejam dispostos a receber para participar e que estejam dentro do seu perfil alvo. Sua campanha pode ser tudo. Mas não é uma campanha relacionada a saúde. É um comercial de (…).

Afinal, uma campanha séria e não comercial falaria sobre a dengue dando informações sobre como evitar os focos, etc… Mas jamais reverteria para um site comercial de um medicamento. Ainda mais cuja agência publicitária disparou uma recente campanha de promoção.

O que, no meu entender, denota uma clara tentativa de iludir alguém bem intencionado que pensará estar ajudando seus leitores. Mas que, na verdade, os enviará para um “comercial de remédio”.

O que, certamente, trará efeitos danosos para a credibilidade do blog e marcará negativamente o seu produto para um leitor mais qualificado (que é quem interessa). E blogs sérios vivem de credibilidade e do respeito aos leitores. Eu pelo menos prezo muito o meu leitor. Um artigo “pago” em qualquer dos meus blogs sempre virá precedido de um aviso de “Informe Publicitário”. Uma vez que há inúmeras reclamações de ações disfarçadas (como a sua) e que arranham a credibilidade de quem lê e criam um profundo mal estar para o blogueiro após sua execução. O leitor deve saber que aquilo é um comercial e que será direcionado para uma campanha publicitária. Assim, ele irá “feliz”. E não ficará “p” da vida ao descobrir-se enganado.

Provavelmente você me riscará do seu “alvo” em relação a publicidade e portas serão fechadas. Mas é importante que as pessoas neste país entendam que ética não se compra (pelo menos de algumas pessoas) e nem compensa enganar os outros. E que não são trocados de uma agência de publicidade que salvarão o mundo.

Não sou santo, o “último homem bom” e nem dono da verdade; é uma opinião pessoal apenas. Desejo sucesso na campanha promocional e muitos lucros. Afinal de contas; somos todos capitalistas.

Um Feliz Natal!”

Pois é. Dizer mais o que?

Um abraço a todos e um Feliz Natal aos leitores do Visão Panorâmica.

No Tags

a

A ÉTICA, A ÓTICA, A BLOGOSFERA E AS PARCERIAS CARACU.

No related posts.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco