“A Secretaria de Educação, é o multiplicador. Com essa parceria vamos fazer acontecer”. Foi com essa afirmação que o secretário-adjunto de Meio Ambiente, André Vasques, iniciou a reunião na quinta-feira (9/2) na Secretaria Municipal de Educação.
Há algumas semanas, a Secretaria de Meio Ambiente tem estudado parcerias para implantar o sistema de coleta seletiva de óleo comestível no município. Desta vez, a proposta foi levada para a Educação, com o intuito de firmar uma campanha ambiental e contribuir para um conjunto de ações favoráveis ao meio ambiente, além de contribuir com a Educação Ambiental nas escolas.
Participaram da reunião a equipe técnica do Meio Ambiente, assessora técnica educacional, Elaine Puntel, diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Cristina da Silva Soares, além do diretor e fundador do Instituto Ecológico e Sócio Ambiental Homem & Natureza (IH& N), Nicola Greco.
Segundo o representante da ONG, as escolas são as grandes parceiras do projeto, além dos condomínios, empresas, órgãos municipais e restaurantes. “Em média, com apenas um litro de óleo, você colabora com a preservação de 20 metros quadrados de floresta. A coleta também gera emprego para trabalhadores e premia os postos que mais recolhem o óleo comestível”.
André aproveitou para enfatizar a preocupação em destinar corretamente o óleo comestível. “Além da parceria com a coleta, vamos precisar de profissionais capacitados para levar a teoria para a prática no dia a dia”.
A proposta do projeto nas escolas para atingir também a população foi apresentada para a equipe pedagógica, e uma nova reunião será agendada em 15 dias onde a ONG irá mostrar um plano de ação.
“A princípio a ideia de iniciar o projeto com escolas pilotos será para garantir o sucesso da coleta, e o descarte correto do óleo de cozinha”, disse André.
Outro assunto discutido durante a reunião foi à busca de parceiros na cidade. O secretário-adjunto aproveitou para se reunir com a funcionária da Secretaria de Educação, Adriana, que é responsável pelas parcerias e viabiliza a ponte entre a empresa privada com o município.
A reunião foi apenas uma apresentação do trabalho que a instituição lidera. Na cidade de São Caetano do Sul, a instituição realiza uma ação de reciclagem desde 2008.