Os projetos visam manter as crianças fora das ruas no período em que não estão na escola por meio de atividades esportivas e culturais
Na manhã do sábado, 13, no Ginásio Sebastião Rafael da Silva (Geodésico) o prefeito Emidio de Souza participou da entrega de certificados para as 1580 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, que participaram do Projeto Desafio este ano.
As atividades realizadas pela Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer, incluem aulas de natação, atletismo e ginástica artística para crianças, além de lanche, transporte e uniformes. “Quantas crianças não sonhavam em praticar uma dessas modalidades e não tinham condições para isso?”, lembrou o prefeito.
O objetivo do projeto é dar oportunidade a essas crianças e jovens para que desenvolvam seu potencial esportivo, podendo assim, surgir, entre elas, nossos grandes atletas do futuro, e mais que treinamento esportivo, o projeto promove a inclusão social e a elevação da auto-estima das crianças. “Para ver o quanto este projeto vale a pena, basta olhar para trás e ver a mudança que aconteceu com estas crianças”, disse o prefeito Emidio de Souza.
Em seguida, o prefeito se dirigiu até o Ginásio Ives Tafarello, uma das escolas onde acontecia o encerramento da Escolinha do Futuro, projeto direcionado a crianças e jovens matriculados no Ensino Fundamental da rede municipal.
O projeto é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Esporte, Recreação e Lazer e oferece, fora do horário de aula, nove tipos de atividades, como capoeira, judô, xadrez, futebol, vôlei e teatro, entre outras.
Em seu discurso, o prefeito reafirmou a importância desse tipo de projeto: “Com o Escolinha do Futuro estamos garantindo que 10 mil crianças tenham acesso ao esporte e ao lazer no período em que estão fora da escola. E por ser tão bom e eficaz, este projeto está servindo como modelo pra muitas outras cidades que têm vindo nos procurar pra saber mais detalhes”.