CONSUMO, CONSCIÊNCIA E UM PLANETA EM PERIGO.

ESN: 16675-080201-838850-87



Você realmente precisa disso?

Quantas vezes nos pegamos comprando coisas que usaremos apenas umas poucas vezes e, logo em seguida, descartaremos sem a menor “culpa”? Precisamos mesmo trocar de celulares sempre que um modelo “da moda” surge com alguma inovação? O aquecimento global é mesmo uma balela? Consumir produtos e os recursos naturais usados para produzi-los de forma indiscriminada é realmente necessário?

Todas essas perguntas podem ser respondidas com um sonoro sim.

Estranhou?

Pois não devia. Nossa sociedade subverteu a verdadeira razão pela qual as pessoas devem ser julgadas e modificou os conceitos de caráter e de decência pelo quanto a pessoa tem ou sua capacidade de consumo.

Se um indivíduo troca de carro todo ano; tem sempre o último lançamento em aparelhos celulares ou tem mais de duzentos pares de sapato; ele é considerado bem sucedido e “um homem de respeito”.

Estranhamente valores muito mais importantes e verdadeiros foram jogados no lixo apenas em nome de um consumismo barato e desenfreado que leva o homem moderno apenas para a infelicidade, a insatisfação e a ameaça de destruição. Pois, para que poucos possam consumir os recursos necessários a manter os seus luxos e sustentar o seu status em nossa sociedade; milhões de humanos devem ser alijados de qualquer oportunidade de consumirem até mesmo o mínimo que lhes possibilite uma vida digna.

Por que? Muito simples: Não há como suprir as necessidades de todos no ritmo de consumo que mantemos hoje. Em nosso planeta; menos de um terço da população mundial consome mais de dois terços dos recursos planetários. Se a todos os seres humanos fosse dada a oportunidade de consumirem igualmente com o mesmo ímpeto; seriam necessários três planetas como o nosso para suprir as necessidades de recursos.

E; é claro, isso é impossível.

Logo, devemos mudar nossa forma de encarar nossos valores e transformar o mundo num país mais justo e mais seguro através do consumo consciente. Compre apenas o que você precisa e vai usar. Pense duas vezes se realmente você precisa ter dezenas ou centenas de sapatos, centenas de roupas; andar de carro todos os dias (mesmo nas distâncias curtas); trocar seu celular a cada lançamento e inúmeras outras atitudes diárias que parecem sem importância; mas que, se fossem alteradas, representariam uma enorme economia de recursos e possibilitaria ao nosso planeta a capacidade de sustentar nossas vidas por mais alguns anos.

Antes de comprar e usar qualquer coisa; pense nisso:

Você realmente precisa disso?

Este artigo faz parte da Blogagem Coletiva Pelo Consumo Consciente.

No Tags

a

CONSUMO, CONSCIÊNCIA E UM PLANETA EM PERIGO.

No related posts.

Cerca de Juliana Andrade

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco