O Cine Teatro Coronel Raymundo foi palco, na noite de segunda-feira (19/12), da cerimônia de formatura da 11ª turma de alunos do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO).
O evento contou com a participação do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Santana de Parnaíba Benedito Fernandes, do presidente da Câmara dos Vereadores Régis Salles, do coordenador do POEAO Turinã Inácio, do secretário municipal de Cultura e Turismo Daniel Daher (Deco), do paraninfo da turma de 2011 Nelson Nunes da Silva, além de familiares dos formandos.
Ao todo, foram certificados 58 jovens, com idades entre 14 e 21 anos, das seis oficinas oferecidas na entidade: Marcenaria, Carpintaria, Entalhe, Pintura, Alvenaria, Forja Artística.
Todos os diplomas foram concedidos com a chancela da FIESP/SENAI Suzana Dias, que passou a oferecer os certificados após um convênio assinado entre a instituição e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, em outubro de 2009.
Ansiosa com sua apresentação, uma vez que foi escolhida a oradora da turma, a jovem Brenda Scarlet de Souza, de 16 anos, fez um breve relato sobre sua experiência no Projeto. “Eu entrei por curiosidade, na Oficina de Lúdico, fiquei um breve período de tempo e passei para a Oficina de Forja Artística. E, ao conhecer melhor a técnica, me encontrei. Decidi o que quero pra minha vida e pretendo, agora, seguir adiante dentro do POEAO”, contou.
No projeto há três anos e meio, o jovem Carlos César Santos da Costa, de 20 anos, também fez questão de contar o quanto se sentia bem nas aulas. “Eu já fui certificado em Alvenaria, Pintura, Marcenaria e hoje vim receber meu diploma da oficina de Forja Artística. Gosto dos colegas, dos professores e posso dizer que sou outra pessoa desde que entrei no POEAO”.
Representando o prefeito Silvinho Peccioli, o secretário municipal de Cultura e Turismo Daniel Daher (Deco), parabenizou todos os formandos.
“Hoje eu estou representando o Prefeito Silvinho Peccioli, que teve a visão de comprar um projeto dessa envergadura. O POEAO fala por si só, devido o seu grande sucesso. Portanto, quero aproveitar esse momento e falar para vocês uma coisa: Sonhem, muitas vezes, sonhem. Porque, quando alguém desperta para o grande sonho e sobre ele lança sua alma, o universo conspira a seu favor”, comentou o secretário.
Durante a formatura, as autoridades presentes receberam uma placa dos formandos, como forma de agradecimento por todo o incentivo recebido. Além disso, todos os presentes puderam assistir uma apresentação em PowerPoint, com os melhores momentos da turma de formandos, além de um vídeo institucional da Oficina Escola.
Também participaram do evento a vereadora Cibele da Silva, o diretor do SENAI Suzana Dias Paulo Henrique Beni, o presidente do Conselho Municipal de Cultura e Turismo e do POEAO de Itu Raul de Souza Almeida e a diretora do SESI Cidade São Pedro Carla de Cássia Fostino.
O POEAO
Conhecido nacional e internacionalmente, o POEAO é considerado uma referência na restauração e preservação do Patrimônio Histórico da cidade. Criado em 1999, o Projeto Oficina Escola foi um dos grandes responsáveis pela restauração e conservação dos imóveis antigos que compõem o rico conjunto arquitetônico do Centro Histórico.
Além do caráter social, que resgata a cidadania de jovens em situação de risco psicossocial – ao conferir formação profissional de qualidade e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho – o Projeto Oficina Escola tem sido fundamental para o resgate histórico, não apenas de Santana de Parnaíba, mas de várias outras cidades do País.
Ao longo de 12 anos, o POEAO já conquistou 12 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio de Serviço Público, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, na cidade de Nova Iorque (EUA).
O projeto já atendeu 2.500 jovens em Santana de Parnaíba e atuou em várias cidades brasileiras, como Ouro Preto e Mariana, ambas em Minas Gerais; Fortaleza e Sobral, no Ceará; Porto Seguro e Trancoso, na Bahia; Vitória e São Mateus; no Espírito Santo; São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, entre outras.