Na última segunda-feira (28/11), o arquiteto Fábio Bellini, da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH), órgão pertencente ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat), prestou atendimento técnico (das 10h às 16h), aos moradores que residem no Centro Histórico de Santana de Parnaíba e imediações. A iniciativa aconteceu no escritório técnico do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), na Casa 80, que fica localizada no Largo São Bento, 80, no Centro Histórico.
Esta é a primeira vez que o Condephaat realiza uma ação como esta em parceria com a Prefeitura local. Durante a iniciativa, os moradores do Centro Histórico da cidade puderam tirar dúvidas da população sobre restauro, preservação, proposta de cores para fachadas de imóveis, entre outros assuntos pertinentes. A idéia é que esta medida seja realizada periodicamente no município. O próximo atendimento técnico está programado para acontecer novamente no dia 19/12, durante todo o dia (das 10h às 16h), no mesmo local do primeiro (na Casa 80).
Todos os moradores do Centro Histórico e imediações foram comunicados da ação por meio de cartas enviadas às suas residências. Este atendimento técnico tem como objetivo aproximar a comunidade do Condephaat, por meio de um suporte local e facilitar a vida dos moradores, que por meio desta ação podem obter informações de maneira rápida sobre as intervenções que pretendem realizar em seus imóveis.
O arquiteto do UPPH acredita que a iniciativa deve agilizar o processo de aprovação de projetos de reformas e restauro apresentados pela população para aprovação do Condephaat. “A partir do momento que eles podem tirar dúvidas ou obter informações sobre a obra, a probabilidade do projeto e das modificações serem aprovadas com mais facilidade é muito maior”, afirma Fábio Bellini.
Esta iniciativa do Condephaat está sendo realizada nos diversos núcleos históricos do Estado de São Paulo, tombados e preservados pelo órgão estadual, como forma de retomar um contato mais íntimo com os municípios nos quais atua. “É importante que as pessoas, antes de iniciarem uma obra de restauro ou modificação de seu imóvel, nos procurem para evitar problemas. Muitas vezes, elas querem fazer certo e, às vezes, elas fazem e erram, sem saber”, orienta o arquiteto da UPPH.
Satisfeito com o atendimento recebido, o artista Júlio Dias Machado, de 42 anos, que reside no Centro Histórico da cidade há pouco mais de três meses, teceu elogios à iniciativa. “Poucas pessoas têm o privilégio de morar em um Patrimônio Histórico e esta iniciativa é muito importante para quem mora em um imóvel antigo. No meu caso, procurei obter informações necessárias sobre um vitral existente em minha casa, pois, além de resgatar as características, quero manter a harmonia do espaço. E fui muito bem atendido, bem orientado, tanto que já sei o que fazer”.
Outro morador do Centro Histórico que procurou o serviço de atendimento técnico realizado na cidade é o aposentado Norberto Machado, de 71 anos, que reside no bairro há 45 anos. “Esta ação é muito positiva, porque nós sabemos da importância de se manter as características dos nossos imóveis e obter informações necessárias sobre qualquer intervenção que a gente queira realizar neles é fundamental. Quero pintar a fachada de minha casa e consegui obter algumas sugestões de cores”, elogia.
É importante ressaltar que esta iniciativa vem ao encontro das ações municipais promovidas pelo Prefeito Silvinho Peccioli, que tem investindo na preservação e conservação do Patrimônio Histórico da cidade desde a sua primeira gestão, com a implantação do Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios, no ano de 1999, um dos grandes responsáveis pela restauração e preservação dos imóveis do Centro Histórico do município. Atualmente, Santana de Parnaíba possui o maior conjunto arquitetônico tombado pelo Condephaat e preservado do Estado de São Paulo, com 209 edificações, dos séculos 17, 18 e 19.
Histórico do POEAO
Desde a sua implantação em Santana de Parnaíba, no ano de 1999, o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios vem sendo um dos grandes responsáveis pela preservação de seu Patrimônio Histórico e Cultural. Considerado uma das grandes referências em todo o Estado de São Paulo pelo seu caráter preservacionista e social, o POEAO tem um importante papel social, uma vez que age no resgate da cidadania de jovens em situação de risco social.
Graças às técnicas de restauração desenvolvidas pelo POEAO, o Oficina Escola tornou-se conhecido nacionalmente por preservar suas construções coloniais. O grande interesse pelas técnicas de restauração difundidas pelo POEAO de Santana de Parnaíba é uma prova cada vez mais definitiva de seu sucesso. Ao longo de pouco mais de uma década, o Projeto já firmou convênios com várias cidades, como São Sebastião (SP), Sobral (CE), Aquiraz (CE), Fortaleza (CE), Fortim (CE), São Paulo (SP), São Luiz do Paraitinga (SP), Jacareí (SP), Jundiaí (SP), Pirapora do Bom Jesus (SP), Iporanga (SP), Guarulhos (SP), entre tantas outras.