A Coqueiro é a legítima cachaça de Paraty, Rio de Janeiro, o mais tradicional e célebre centro produtor de cachaça do mundo. Fabricada na Fazenda Cabral, no Engenho D’Água, a 7 quilômetros do Bairro Histórico, a Coqueiro é a mais bem conceituada e famosa pinga de Paraty, porque, desde o seu nascimento, na década de 1940, mantém um excelente padrão de qualidade, graças às suas virtudes químicas e sensoriais de destilado de grande pureza, fascinante aroma e insuperável sabor.
A Cachaça Coqueiro consagra quase cinco séculos da arte paratyense de fazer cachaça, alquimias e segredos transmitidos entre gerações e famílias da terra. Ela é produzida por Eduardo Mello, herdeiro de uma sabedoria nascida no século XVIII, quando seus ancestrais já destilavam a alma da cana de açúcar. Alambiqueiro de talento, apaixonado pelo ofício de inventar cachaça, que aprendeu com o seu pai, o mestre Antônio Mello, e com o seu avô, o legendário José Mello, criador de pingas eternas, Eduardo Mello é estudioso, dedicado, se empenhando, a cada dia, no aprimoramento da deliciosa Coqueiro, uma pinga com caráter e personalidade.
Artesanal do plantio da cana ao engarrafamento, a Coqueiro é cachaça de verdade, pinga de excelência, com perfume e gosto de cana, e só de cana, características que fazem o degustador lembrar de engenho, garapa, melado, rapadura. Isto porque em todo o seu processo de produção não entram substâncias artificiais ou estranhas ao universo do engenho. As mãos, os olhos, os sentidos do alambiqueiro, sábio e generoso, estão próximos e controlam o que a natureza transforma, cria e recria. Tudo acontece no ritmo da vida, sem pressa e sem retardos: a colheita e moagem da cana, a decantação e filtragem do caldo, a preparação do mosto, a fermentação, a alambicada. E mais: tudo sob rigorosa higiene, controle tecnológico, de acordo com as rígidas normas legais da produção. A Coqueiro é resultado do “coração” do destilo, o meio da destilação, desprezados a “cabeça” (início) e o “rabo” (final, cauda, água fraca) da destilação.
A Coqueiro é feita do coração do destilo, com o coração do alambiqueiro, do jeito paratyense.
Produzida com ciência, arte e paixão, a Coqueiro é a primeira cachaça brasileira a receber o certificado de qualidade e excelência do Ministério da Agricultura.
Pura, azulada, envelhecida ou curtida em ingredientes especiais, a Cachaça Coqueiro é a alma brasileira engarrafada: ensolarada, alegre, gostosa, macia, verdadeira, sensualíssima.