O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) comemorou, no mês de novembro, 1 ano de atividade e foi na manhã de sexta-feira, 28 de novembro, que os 360 agentes se reuniram com o prefeito em exercício, Dr. Cury, com o secretário de Saúde, Gelso de Lima, com a coordenadora do programa, Selma Carneiro, e com representantes do Instituto Sollus para avaliarem esse primeiro ano de trabalho.
O PACS tem duplo objetivo: levar ações de prevenção à população e reorganizar o sistema de Atenção Básica (UBS) na rede municipal. O projeto conta com o trabalho de 360 agentes de saúde, que saem a campo para coletar informações sobre os principais problemas de saúde nos bairros da cidade. A partir desse levantamento, a secretaria desenvolve novos planos de ação nas UBS’s. Nessas visitas, os agentes também levam orientações, tanto individuais como coletivas, de práticas que melhora as condições gerais de saúde da população, ajudando a reduzir o número de atendimentos na rede.
Atualmente o programa atende cerca de 40 mil famílias, e de acordo com o secretário de Saúde, Gelso de Lima, a intenção é estender o PACS e atender o maior número possível de famílias carentes da cidade. “Nossa meta é atingir e superar 70 mil famílias atendidas. Esse ano os agentes se capacitaram, conheceram as famílias e agora com mais preparo irão trabalhar muito mais e ir além no ano de 2009”, disse.
A equipe é formada por técnicos de enfermagem e auxiliares, contratados pelo Instituto Sollus, parceiro da prefeitura de Osasco. Na ocasião o diretor financeiro do instituto, Gilson Popes, anunciou a contratação de mais agentes. “Temos conseguido atingir todo resultado para o planejamento que fizemos para o programa. Além disso, iremos fazer um processo seletivo para mais 80 agentes comunitários”, informou.
Para a coordenadora do programa, Selma Carneiro, o agente é um grande elo entre a comunidade e a saúde. “Os agentes levam à comunidade mais cidadania, direitos e acesso aos serviços de saúde, ele é o elo de ligação entre a comunidade e o serviço público de saúde”, disse.
Já para o deputado estadual, Marcos Martins, o ano de 2008 foi muito produtivo para esses profissionais. “Após um ano de muito trabalho, olhando para trás dá para ver que já se fez muito pela saúde pública. É impossível pensar em saúde sem uma ligação direta com a população, e para que isso aconteça o trabalho dos agentes é extremamente importante”, ressaltou.
Para a agente comunitária, Elaine Cristina, o trabalho que está desenvolvendo é muito importante para ela e para sociedade. “É um trabalho muito gratificante, claro que existem casos complicados, mas gosto muito do que faço. Antes eu não sabia o que era esse trabalho, hoje eu ajudo as famílias e faço o que posso por elas”, finalizou.
Também prestigiou o evento o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Onofre.