Visando contribuir e orientar os condutores de motocicletas para melhores condições de segurança e educação no trânsito, a Prefeitura de Osasco, em parceria com a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, e o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), promove a 7ª edição do Moto Check Up. O evento teve início no dia 2 e vai até dia 4 de dezembro, no estacionamento da Prefeitura.
No check-up, são realizadas avaliações das condições mecânicas de 13 itens de segurança das motocicletas e verificadas as condições de uso dos capacetes. Além dessas ações, que são gratuitas, os motociclistas assistem a um breve filme sobre pilotagem segura, recebem lanche e brindes, como um litro de lubrificante, além de sorteio de capacetes, baús e capas de chuva. “Não há pré-requisito para participar. Motos emplacadas em outras cidades também podem ser avaliadas aqui”, explica o secretário de Serviços Municipais, Luciano Jurcoviche. De acordo com o secretário, estima-se que cerca de 80 mil motoclicletas circulem por Osasco, diariamente.
Esta é a primeira vez que a ação acontece em Osasco. Segundo Carlos Weiss, gerente administrativo da Abraciclo, Osasco foi escolhida para a realização da 7ª edição pela proximidade que tem com a capital, e pelo grande contingente de motocicletas que por aqui circulam. Nas 6 primeiras edições, 8.847 aderiram ao programa. A Abraciclo lembra que não se trata de uma ação fiscalizadora. O objetivo é unicamente orientar e instruir os motociclistas. Os condutores que estiverem de acordo com as condições de pilotagem segura ainda poderão ter sua imagem divulgada na mídia como bom exemplo de motociclista.