Infelizmente existem muitos nerds desavisados considerando o Twitter um centro de bate papo, não tem nada a ver com isso! O direct do Twitter pode até, de certa forma, chegar a uma utilidade para mandar recados ou responder a uma mensagem anteriormente enviada publicamente, coisas realmente específicas. Quando usamos o direct, sabemos que estamos conversando diretamente com a pessoa e que somente ela irá visualizar, levando isso em consideração, os criadores tiveram a necessidade de desenvolver essa funcionalidade para atender questões específica entre usuários evitando a interatividade repetitiva e desnecessária com mensagens públicas.
Eu uso o Twitter para:
1. Conhecer o que os formadores de opinião tem a dizer
2. Receber novidades e notícias em tempo real
3. Receber novidades de blogs
4. Aumentar minha biblioteca de links dentro de minha área
5. Criar vínculos estratégicos / pessoais
6. Enviar atualizações de meus blogs e também links diversos
7. Micro blogging
Eu uso o Twhirl (Adobe AIR) para interagir. O que as pessoas confundem é que se enviamos uma mensagem, na maioria espera-se uma resposta, mas isso não deve acontecer, a não ser através de um direct, quando necessário. Apenas uma observação, existem situações onde espera-se uma resposta de uma pergunta (ou comentário) pública, é natural esse reply. O importante é saber que existem pessoas te seguindo (follow), e essa mensagem será lida por essas mesmas pessoas, ponto final. Você pode medir o resultado através de estatísticas como Google Analytics ou o Woopra. Comece a medir sua reputação dessa maneira. Claro que essa dica vale para situações onde você da um update com algum link seu.
Evite mensagens desnecessárias! Envie conteúdo! Isso só vai somar em sua reputação. Assim você conseguirá que mais pessoas te sigam e principalmente te respeitem.
Eu “unfollowei” alguns, não somente porque não estavam respeitando as boas práticas do Twitter, mas porque não estavam acrescentando em nada. Geralmente não há um contato físico entre os que se seguem, muito menos se conhecem, apenas sabem que “esse cara sabe das coisas, vou segui-lo”.