Osasco cria “Postos Alternativos” para distribuição de preservativos

Serão 40 pontos, entre pequenos estabelecimentos comerciais e até “baladas”, onde haverá distribuição e troca de vales-preservativos. Iniciativa, que será lançada oficialmente no dia 1º de dezembro, foi uma das vencedoras do 5º prêmio Aids e Responsabilidade

Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde de Osasco lança um novo projeto de prevenção e combate à doença. Em parceria com a ONG Terra Viva, serão criados os “Postos Alternativos”, 40 pontos instalados na cidade onde serão distribuídos e trocados vales-preservativos.

A intenção é de que eles funcionem como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde essa distribuição já acontece. Os pontos são pequenos comércios, como vídeo-locadoras e até carrinhos de cachorro-quente, onde as pessoas poderão retirar seus vales ou trocá-los por preservativos. Todos ficarão instalados em vias públicas de grande movimentação, espalhadas pelos bairros da cidade, e também em locais próximos a barzinhos e principais “baladas” do município.

“Assim, se a pessoa quiser fazer a troca do vale pelo preservativo e a UBS do bairro já estiver fechada, ela pode se dirigir a um dos postos alternativos”, explica o secretário de Saúde de Osasco, Gelso de Lima.

Segundo ele, outra meta é fazer as pessoas procurarem as UBS para trocar os vale. “A pessoa que pegar o vale e quiser trocar na UBS pode aproveitar para atualizar a carteira de vacinação e, no caso das mulheres, até passar por uma consulta com o ginecologista ou fazer um exame preventivo”, explica.

A meta, de acordo com o secretário, é distribuir aproximadamente 250 mil preservativos por mês nos 40 pontos. A lista de endereços será divulgada no dia 1º, durante o lançamento do projeto.

Mas, mesmo antes do lançamento oficial, o projeto já foi premiado. Ele foi um dos três vencedores do 5º Prêmio Aids e Responsabilidade Social, promovido pelo Instituto Saúde Brasil-Aguilla e do qual participaram mais de 100 concorrentes inscritos por ONGs de todo o País.

Cerca de Priscila

Além disso, verifique

Recepcionista – Osasco, SP

Recepcionista Salão de Beleza. Mulheres acima de 24 anos. Local: Osasco-SP Irá trabalhar em um shopping em um salão de beleza de Alto padrão. ter...
De Emprega Sampa - 28 May 2015 06:03:04 GMT - Visualizar todas as empregos: Osasco