A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o certificado “Qualidade nas Ações de Controle – 2011”, em reconhecimento da eficiência nas ações de prevenção e tratamento da Tuberculose durante 2010. O prêmio foi conferido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica “Prof. Alexandre Vranjac” da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Entre os 15 municípios que compõem o GVE 10-Osasco, dez cidades foram contempladas, entre elas, Carapicuíba. O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Carapicuíba atingiu o índice de 87% de cura dos casos comprovados, ficando acima do exigido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), de 85%. Outro reconhecimento importante refere-se à qualidade nos exames de baciloscopia, realizados pela Secretaria de Saúde de Carapicuíba. Este quesito foi atingido pelo segundo ano consecutivo.
A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Carapicuíba orienta que, quem estiver com tosse há mais de três semanas deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa, para uma avaliação e realização do exame de escarro.
O tratamento da tuberculose em Carapicuíba é desenvolvido pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde, que funciona das 7h às 17h, na Alameda dos Lírios, 150, Vila Lourdes. Os exames de baciloscopia são realizados no próprio Laboratório de Análises Clínicas de Carapicuíba.
A tuberculose tem cura. É uma doença infecciosa causada pela bactéria Bacilo de Koch, que atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. Apenas a forma pulmonar é contagiosa. É importante, como medida de proteção individual, a aplicação da vacina BCG no primeiro mês de vida.