O 2º Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Bolsa Família, conferido pelo Ministério do Desenvolvimento social, recebeu 692 inscrições, vindas de municípios e Estados de todo o Brasil.
Concorrendo com três experiências: Portal do Trabalhador, Oficina Escola e Projeto Desafio, o município de Osasco conseguiu chegar com as duas primeiras às finais do 2º Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família (PBF), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A premiação ocorre em 24 e 25 de novembro, em Brasília.
O Portal do Trabalhador, gerido pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), é uma experiência, pioneira no Brasil, que está dando certo. Com duas unidades na cidade, o Portal reúne políticas públicas de trabalho e programas sociais. A partir de sua criação, Osasco passou a ser uma das 14 cidades brasileiras que municipalizaram e integraram as políticas públicas do setor, que incluem intermediação de mão-de-obra, qualificação profissional e geração de renda.
Além disso, com a criação do Portal, Osasco é a primeira cidade do país a reunir esses serviços a ações de cadastro e atualização de dados em programas sociais, como o Bolsa Família. A equipe da SDTI faz o trabalho de captação de vagas junto a empresas e sindicatos da região e encaminha, para possível contratação, os candidatos cadastrados para os postos de trabalho, após pré-análise de seu perfil.
O Oficina Escola é uma parceria entre a secretaria de Educação, a SDTI e a Associação Eremim, que atende beneficiarias do PBF, promovendo formação profissional na área de confecção de roupas. As costureiras bolsistas adquirem a prática do ofício produzindo os uniformes escolares dos alunos da rede municipal, também recebem formação pelo SENAI e ainda ganham um auxílio mensal.
Embora não tenha chegado à etapa finalista, o Projeto Desafio, uma parceria da Secretaria de Esportes com a SDTI, foi selecionado para fazer parte do Observatório de Boas Práticas na Gestão do PBF, e será exposto no site do MDS e em uma publicação que este irá produzir. O projeto proporciona acesso ao aprendizado de uma modalidade esportiva (natação, atletismo e ginástica olímpica), a crianças de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.