A Prefeitura de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, iniciou na terça-feira, 4, o curso de Introdução à Fauna Silvestre, oferecido pelo Programa Permanente de Proteção à Fauna do Ibama/SP.
O primeiro momento do curso foi realizado no Plenarinho da Câmara Municipal de Barueri com uma série de palestras de temas diversos, como legislação de fauna, tráfico e fiscalização de animais silvestres, problemas de animais silvestres em cativeiro irregular, possibilidade de reintrodução de fauna e educação ambiental em fauna e a campanha de proteção.
Ministrado por técnicos do Ibama/SP, o curso terá mais dois momentos. O próximo será a formação de grupos que vão elaborar ou escolher um projeto na sua área de atuação e implantá-lo no período de até seis meses, quando devem remeter o relatório de atividades à Secretária de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, que encaminhará ao Ibama/SP.
O terceiro momento será realizado no dia 15 de maio de 2012, quando acontecerá o segundo encontro da turma e terá a apresentação do projeto desenvolvido por cada grupo.
O curso terá uma duração total de 32 horas-aula, divido em 4 horas-aula de aula com técnicos do Ibama, 28 horas-aula para elaboração do projeto, entrega do relatório e apresentação oral.
O objetivo principal do curso é formar multiplicadores para difusão da proteção à fauna silvestre e para o combate ao tráfico de animais silvestres, mostrando o impacto à biodiversidade, os maus-tratos, o risco de zoonoses e acidentes às pessoas com animais irregulares, o comprometimento dos processos ecológicos pela redução das populações nativas e a ameaça de extinção de diversas espécies em decorrência do tráfico.
O curso é oferecido para formadores de opinião que serão multiplicadores em sua área de atuação, como profissionais e técnicos das áreas de meio ambiente, segurança, educação, saúde e turismo, professores, educadores, ambientalistas, juristas, organizações não governamentais, estudantes universitários das áreas ambientais e meios de comunicação locais.