O Cine Teatro Coronel Raymundo, localizado na Rua Suzana Dias, 300, no Centro Histórico, será palco de várias atrações culturais gratuitas neste sábado e domingo (08 e 09/10).
No sábado, a partir das 20 horas, o espaço vai abrigar o espetáculo de teatro e dança “2 Mundos”, inspirado na relação entre a Libra Brasileira de Sinais (LIBRAS) e o silêncio e os sentidos simbólicos das linguagens da dança e do teatro.
Criado e interpretado pela bailarina e atriz Mariana Muniz sob a supervisão geral do diretor Eduardo Tolentino de Araújo, o espetáculo apresenta cenas elaboradas no corpo da bailarina que comunicam o universo imaginário. No contexto social dos surdos, o gesto corporal é a mais importante maneira de comunicação e o espetáculo faz convergir a LIBRAS com a dança e o teatro, pelos dois aspectos essenciais na elaboração cênica: comunicação e arte.
“2 Mundos” é também um projeto que surge do desejo de dialogar artisticamente, ouvindo gestos e movimentos para criar imagens e apreender sons onde o silêncio nos convida a considerar o ato de ler como um modo de ouvir.
Já no domingo, a programação começa mais cedo, às 16 horas, e é voltada exclusivamente às crianças. De classificação livre, o espetáculo Alladin, um super clássico da Disney, narra a história do sultão, que após ordenar que sua filha, a princesa Jasmine, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio e acaba encontrando um tipo meio malandro, Alladin, um ladrãozinho de rua que conquista seu coração. Só que o garoto é enganado por um velho que é na verdade Jafar, o vizir do reino, que manda o jovem ir buscar uma lâmpada mágica que contém um gênio e que realizará três desejos, sendo que na realidade Jafar quer o poder do gênio para si.
Circuito Cultural Paulista
Além da tradicional e variada programação oferecida no local todos os finais de semana, no domingo, a partir das 20 horas, o espaço será palco de mais uma atração do Projeto Circuito Cultural Paulista. Iniciativa da Secretaria Estadual da Cultura, em parceria com as Prefeituras, o projeto visa promover nos municípios paulistas uma maior valorização da cultura.
O espetáculo, promovido dessa vez, será a peça “Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” de Andrea Macera – a palhaça Mafalda Mafalda. Solo de Andrea Macera, a peça é inspirada nos clichês do cinema noir dos filmes policiais da década de 40. Mafalda Mafalda é um suspense de arrepiar, às vezes chega a ser tenebrosa, tornando-se uma espécie de Diva malvada do cinema.
“Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras” retrata um crime que envolve o uso de tomates, uma tesoura, um tamanco e a apresentação de uma artista de cabaré. Por meio de flashbacks, o espectador conhece uma realidade deturpada dos fatos.
Utilizando desenhos de luz para as mudanças de planos e estabelecimentos dos climas, a encenação tanto distancia o espectador, para que ele veja os fatos do passado, quanto o aproxima para que ele participe ativamente das peripécias que Mafalda faz para entretê-los e, desta vez, obter êxito em seu espetáculo. Obter êxito, no caso, significa convencer o público de que ela é inocente e ganhar sua simpatia.
A encenação possui dramaticidade tragicômica e faz referência aos filmes clássicos, tendo como fonte de inspiração diretores como Billy Wilder, Orson Welles, Fritz Lang e Alfred Hitchcock.
Os interessados em assistir a qualquer um dos espetáculos exibidos no Cine Teatro neste final de semana devem comparecer ao local – localizado à Rua Suzana Dias, 300, – com 30 minutos de antecedência da exibição de cada um.
Vale lembrar que o espaço, que com as novas arquibancadas, tem capacidade para 168 pessoas, e não permite a entrada após o início das apresentações. Mais informações devem ser obtidas no próprio local, pelo telefone 4154-4447, de quinta e sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h.