A partir de 17 de outubro, o tráfego de caminhões será proibido pelas principais vias de Alphaville e Tamboré no horário de pico da tarde. A restrição foi planejada pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão da Secretaria dos Assuntos de Segurança de Barueri, para melhorar a fluidez do trânsito na região.
De segunda a sexta-feira, entre 17 e 20 horas, os caminhões não poderão trafegar, em ambos os sentidos, pelas alamedas Mamoré, Purus, Rio Negro e Araguaia, no bairro Alphaville; e pelas avenidas Aruanã e Piracema, no Tamboré. Na alameda Araguaia, a proibição é no trecho entre as avenidas Doutor Dib Sauaia Neto, em Alphaville, e Piracema (Tamboré).
A medida foi baseada em estudos de campo e contagens de veículos coordenados pelo Demutran. “Diariamente a região recebe neste horário cerca de 2.800 caminhões”, informou Edson Orrin, coordenador do Demutran. “Sem esse volume, o trânsito deve fluir com mais rapidez”, acrescentou.
Nos próximos dias serão implantadas faixas pelas vias informando os trechos que serão restritos aos caminhões e o itinerário pelo qual eles devem seguir durante o horário de proibição.