Visando levar melhorias constantes na área de infraestrutura aos moradores da região de Alphaville e Tamboré, nos últimos meses, o bairro vem contando com inúmeras obras, muitas delas realizadas pela Prefeitura de Santana de Parnaíba.
No entanto, em uma obra de expansão da rede de gás natural canalizado que vai contemplar moradores do município e da vizinha Barueri, que está sendo executada pela Comgás, o atraso na entrega das obras (de cerca de dois meses), vem gerando descontentamento e reclamações dos membros da comunidade local, principalmente, dos que transitam ou residem próximo à Avenida Yojiro Takaoka, altura da UNIP, e da Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues.
As principais reclamações são com relação a lentidão do trânsito na Avenida Yojiro Takaoka, que após acordo firmado entre a municipalidade e a empresa responsável pela obra, a mesma somente seria executada durante a semana (de segunda a sexta-feira), no horário noturno (das 21h às 6h), visando minimizar os inconvenientes acarretados à população local. Além disso, este atraso também tem gerado outros transtornos para a administração pública, impossibilitando que a Prefeitura dê continuidade ao projeto de recapeamento asfáltico previsto para ser desenvolvido na região.
Segundo a Comgás, esses atrasos foram decorrentes de alguns problemas enfrentados durante a execução das obras. Segundo a empresa, foram encontradas rochas, que precisaram ser removidas, utilizando britadeiras, o que também vem causando transtornos por causa do barulho intenso.
Em busca de uma solução para todos esses problemas causados aos moradores, principalmente no que se refere ao não cumprimento do cronograma inicial e do barulho que vem incomodando os moradores que residem próximo ao local onde a obra está sendo executada, a municipalidade vem cobrando, sistematicamente, a Comgás para que se posicione quanto ao prazo de conclusão desta primeira fase de expansão da rede de gás e procure alternativas que minimizem os inconvenientes gerados à população.
De acordo com o secretário municipal de Obras Guilherme Correia, a Prefeitura também tem um grande interesse na conclusão desta obra, pois o trabalho de recuperação asfáltica que deverá ser feito na região depende disso. “A Prefeitura entende os transtornos causados pelas obras da Comgás e tem feito várias ingerências junto à companhia para que ela dê uma solução rápida para o problema”, explica o secretário.
Segundo o engenheiro responsável pela obra da Comgás, Sandro Ortiz, a entrega desta primeira fase do projeto de expansão da rede de gás na Avenida Yojiro Takaoka teve um atraso de dois meses. Ele confirma que o fato se deve a terem encontrado rochas no local, o que acabou dificultando a sua execução. “Quando acontece esse tipo de coisa, acaba havendo uma mudança no cenário, embora, em todo o projeto, sempre é realizado uma análise de risco e, no caso desta obra, havia 20% de chance disso acontecer”, comenta Sandro Ortiz.
O engenheiro da Comgás explica que no local onde as obras estão sendo realizadas – trechos da Avenida Yojiro Takaoka que segue próximo ao Carrefour até a Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues – foram encontrados dois tipos de rocha, granito e formação rochosa, sendo que o segundo tipo (formação rochosa) foi o que mais dificultou a execução do projeto, por ser o mais difícil de se quebrar, uma vez que sai em pequenas lascas, requerendo um tempo maior.
Por conta dessa dificuldade, Sandro Ortiz alega que a Comgás teve que fazer várias alterações na realização do trabalho, adequando-o de acordo com as solicitações da Prefeitura e da comunidade. “A gente não tem medido esforços para solucionar os problemas causados pela obra à população, procurando atender ao máximo às necessidades dela. Mas como qualquer obra de grande porte, nem sempre isso é possível, a Comgás pede desculpas pelos transtornos causados, afinal, a nossa ideia não é levar problemas e, sim, trazer solução e conforto à comunidade, por meio da disponibilização de um produto diferenciado”, pondera o engenheiro da empresa.
A previsão da empresa é de que esta etapa seja concluída em 12 dias úteis, contados a partir da última segunda-feira (26/09).
Obras de recuperação asfáltica
Nos últimos meses, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, vem realizando obras de recapeamento na Avenida Yojiro Takaoka, em Alphaville. Esta ação consiste na remoção de todo o asfalto, realização de fresa e recape da via, que, até o momento, foi realizada em dois trechos da mesma.
A primeira intervenção aconteceu em julho deste ano e consistiu no recapeamento da 2.574 m2 da Avenida Yojiro Takaoka, em um trecho que vai da Rotatória do Condomínio Genesis até próximo à portaria do Residencial Alphaville 10.
A outra obra de recapeamento de 3.500 m2 da Avenida Yojiro Takaoka, trecho que vai da divisa do município de Santana de Parnaíba com Barueri até a Rotatória do Condomínio 18 do Forte, foi realizada e concluída no mês de agosto.
Assim que a Comgás finalizar essa primeira etapa da obra de extensão da rede de gás natural canalizado no local, a Prefeitura dará continuidade ao projeto de recapeamento que vem sendo realizado na Avenida Yojiro Takaoka. Outros dois trechos da via terão seu asfalto recuperado: um na Avenida Yojiro Takaoka, em Alphaville, e o segundo na Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, no Tamboré. A extensão somada é de cerca de 16.500 m2