O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, participou, na manhã de terça-feira, 18, de um encontro com cerca de 50 empresários da cidade, na sede da ACEO (Associação Comercial e Empresarial de Osasco), para falar das ações que serão implementadas em seu segundo mandato.
Na ocasião, Emidio pôde conhecer o projeto “Acorda Centro”, apresentado pelo presidente da ACEO, Paulo Contim. Trata-se de uma preocupação em revitalizar a região central de Osasco, com o objetivo de resgatar a história da cidade e promover ainda mais o comércio local. Contim explica que o projeto se justifica, pelo fato de que Osasco é pólo de atração por seu comércio, que só fica atrás da rua 25 de março, no Estado. “Pelo centro, passam 100 mil pessoas por dia. Temos muito interesse em revitalizar a região, e obrigação de acompanharmos o crescimento da cidade. Avalio o quadro positivamente, porque vejo que a cidade vem crescendo, com uma política democrática. Quero agradecer a presença do prefeito Emidio e dizer que a Associação Comercial é parceira da administração sempre que pudermos colaborar”.
A idéia vai ao encontro dos planos do governo municipal, uma vez que o tema vem sendo tratado em um projeto que será lançado em fevereiro de 2009. “A questão do centro é fundamental, porque ele é o coração da cidade. Já demos passos importantes, como a construção da avenida Hilário Pereira de Souza e a duplicação da rua da Estação; e a implantação do estacionamento rotativo, que se revelou uma decisão altamente acertada, porque uma cidade moderna tem de ser disciplinada. Mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Por isso, estamos trabalhando em um grande projeto que pretendemos apresentar no aniversário da cidade. A questão está sendo estudada por meio da Operação Urbana Consorciada Tietê II, que está em fase final de formatação e que cria uma nova concepção de centro para Osasco, com uma reorganização urbana completa”.
Todas as propostas apresentadas, por meio do “Acorda Centro”, foram avaliadas pelo prefeito, acompanhado pelo secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho, e pelo secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, Antonio Jardim. Os principais temas abordados na reunião foram a limpeza visual, através de normatização do espaço; integração do Largo de Osasco ao bairro Bonfim; reforma do terminal de ônibus; adoção de políticas de segurança e cultura e implantação do metrô de superfície até Osasco.
Especificamente sobre a implantação do metrô, Emidio explicou que a administração está em entendimento com a CPTM para a implantação da linha a partir de 2010. “A freqüência dos trens passará a ser de 3 em 3 minutos, com mais qualidade e interligados até Pinheiros, passando a dar acesso a toda a capital”.