O Projeto Biodiesel, implantado desde 2008, pela Secretaria do Meio Ambiente de Osasco, tem crescido gradualmente com a conscientização da população sobre a doação do óleo de cozinha usado.
Esse material é transformado em biodiesel com menor índice de emissão de gases que poluem o ar, o que colabora com a despoluição do meio ambiente.
Todo sábado acontece, em um bairro diferente de Osasco, um mutirão de coleta. Esta ação tem obtido resultados positivos no processo de conscientização ambiental da população, já que sempre há a participação de associações de bairro, Ongs e representantes da sociedade civil em geral, que se mobilizam para divulgar o projeto, disseminando a educação ambiental em todos os setores.
No último sábado, 10 de setembro, a equipe do Projeto Biodiesel realizou o mutirão de coleta de óleo no bairro Rochdalle. Foram coletados cerca de 150 litros de óleo, que serão transformados em biodiesel.
O mutirão contou com a participação dos grupos de Escoteiros Tuidara e São José, que percorreram as ruas do bairro informando aos munícipes os benefícios ambientais gerados pelo descarte correto do óleo. Atualmente, o projeto já coletou mais de 133 mil litros de óleo, que foram destinados para a produção do biocombustível.
O projeto também desenvolve palestras em escolas, igrejas, empresas, dentre outros setores, além da realização semestral da “Ginkana Interescolar”, que conta com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas.
Mais informações podem ser obtidas no telefone 3652-9041 ou pelo site: www.osasco.sp.gov.br/bio.