Na quinta-feira (25/8), a Secretária de Educação Olga Ferreira de Moraes entregou o certificado de Menção Honrosa da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ao aluno do 8º ano da Escola Municipal do Caputera, Abidan Henrique da Silva.
A atribuição realizada ao Abidan, aluno do Caputera é um projeto promovido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e refere-se ao seu desempenho na 6ª edição da OBMEP do ano de 2010.
A Olimpíada é dirigida aos alunos do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio e está dividida em duas fases: na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento.
“É satisfatório ver um aluno da rede municipal ser agraciado numa olimpíada de matemática. A escola do Caputera vem se destacando no cenário escolar, foi considerada a melhor escola do Estado de São Paulo pela Revista Exame, e agora fomos premiados com o certificado para o Abidan se destacando na disciplina de matemática, como melhor aluno do Estado de São Paulo”, disse Olga Ferreira.
A Secretária parabenizou o trabalho da diretora da escola Mary Bottani, o professor Edi Carlos Claudino da Silva, dos pais do aluno, dos incentivadores e do departamento pedagógico da Educação.
Para o aluno Abidan Henrique o desafio é muito grande e a dedicação é intensa. “A menção honrosa valoriza o nosso esforço; estou muito feliz por mim, pela minha escola, família e a cidade de Cotia”, ressaltou o aluno que já está se preparando para a 2ª fase da Olimpíada 2011.
A escola municipal Caputera tem se destacado não apenas nas Olimpiadas da Matemática, mas também no Projeto Mais Educação. No dia 15 e 16 de agosto, a Editora Abril compareceu na unidade escolar para acompanhar a rotina dos alunos. A matéria será divulgada na Revista Exame.
De acordo com a editora, a escola foi indicada pela UNICEF devido ao avanço no índice do IDEB que em 2005 era 3,1 e subiu para 5,3 nas séries iniciais.
O projeto Mais Educação é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Educação, com ampliação da jornada para mais duas horas de atividades sócio-educativas em sua rotina escolar.