Na quinta-feira, 18 de agosto, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Barueri, comemorou seu primeiro aniversário com uma linda e emocionante festa, que reforçou o trabalho de inclusão social realizado na cidade.
Convidados especiais estiveram presentes nesta comemoração, como o prefeito de Barueri Rubens Furlan, a secretária voluntária de Ações Sociais e Cidadania e presidente do Fundo Social, Sônia Furlan, e secretários municipais.
Luciana Rohn, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri, iniciou a comemoração agradecendo a todos que fizeram parte dessa luta de inclusão das pessoas com deficiência. “Agradeço a todos os presentes, mas principalmente aqueles que estiveram junto com a gente nesta causa, Sônia Furlan em especial por ser nossa grande idealizadora, ao prefeito Rubens Furlan por criar a Secretaria, ao secretário de Esportes Carlos Zicardi, que cedeu os professores do Grêmio Recreativo Barueri para as nossas aulas de esportes adaptado e a todas as outras secretarias municipais que são nossas parceiras”, disse a secretária.
“E isso com certeza não seria viável se não fosse a luta e as parcerias feitas. Essas pessoas acreditam em nosso trabalho, um trabalho que leva qualidade de vida às pessoas com deficiência de Barueri”, completou Luciana Rohn.
Sônia Furlan também parabenizou os profissionais da Secretaria. “Eu apenas fui uma aliada de Luciana nessa batalha para assegurar os direitos dessas pessoas, neste trabalho que completa hoje um ano. E hoje a gente vê o que o município tem para oferecer às pessoas com deficiência. Só queria agradecer e parabenizar a Secretaria por esse maravilhoso trabalho”, afirmou.
Após a abertura solene de comemoração do primeiro aniversário da Secretaria, começou a grande festa, com apresentações de judô adaptado, de dança e do coral formado por usuários da secretaria. Para finalizar, não poderia faltar a hora do parabéns com um bolo simbolizando a grande conquista dessas pessoas em Barueri.
Criação
O prefeito Rubens Furlan instituiu a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência em agosto do ano passado, a segunda desse gênero em nível municipal no Estado de São Paulo. “A questão da inclusão das pessoas com deficiência é um assunto extremamente importante, e hoje vemos que o trabalho que temos feito tem gerado bons resultados”, avalia o prefeito.