No segundo dia da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, o tema abordado na Assistência Social da Sociedade Espírita de Cotia – ASSEC foi: Envelhecer com Saúde, ministrado pela Coordenadora da Saúde do Idoso Dra. Elaine Cristina Tavoli.
A Dra. Elaine abriu a palestra ressaltando que, atualmente existem 20 milhões de idosos e em 2025, a estimativa será de 32 milhões. Mostrou ainda que, desde os anos 80 a porcentagem de sobrevivência cresce ano após ano (1980=6,1%, 1991=7,3%, 2000=8,6%, 2010=10,8%). “A expectativa de vida em 1900 era de 33 anos, hoje é de 75 anos”, disse.
Elaine disse que isto é possível, devido ao planejamento familiar e aos cuidados ao longo da vida, não somente depois dos 60anos. Cuidados estes que a mãe deve ter desde a gestação, refletindo na vida da criança e depois no adulto. “Para viver melhor e mais, são necessários hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas, prevenção e tratamento das doenças. Os idosos precisam se prevenir de acidentes, pois existe a deficiência física que pode ser congênita (nascida com a pessoa), ou pode ser adquirida”, completou a doutora.
De acordo com a palestrante as doenças que podem causar deficiência física em idosos são: Osteoporose, Osteoartrite, Artrite Reumatóide, Doença de Parkinson, Acidente Vascular Cerebral – AVC, Diabetis Mellitus, Doença de Alzheimer, Deficiência Visual, Deficiência Auditiva e Dores músculos-esqueléticos.
Cada uma destas enfermidades foram explicadas pela doutora, que ainda falou das ações tomadas para tratar o idoso, são elas: Acolhimento nas UBS’s – Unidades Básicas de Saúde, Hábitos Saudáveis, Avaliação interdisciplinar, Adaptação de materiais, Atendimento domiciliar para o idoso que não pode se locomover. Em Cotia quatro médicos fazem estas visitas e no PSF – Programa de Saúde da Família, os médicos também auxiliam.
O Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Paulo Generoso, enfatizou a importância da Semana do Deficiente. “Estamos trabalhando e divulgando o que a pessoa com deficiência precisa. É importante que nós consigamos tirar uma lição de todas estas aulas no decorrer da semana, para usá-las e passá-las adiante”, disse.
A representante da Sociedade Espírita Liliane T. Saiane prestigiou o evento e se colocou a disposição para receber eventos como este no local.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Gilberto Marcelino – Giba, elogiou a iniciativa. “Quero parabenizar a iniciativa, para que possamos discutir políticas públicas referente à pessoa com deficiência e para que a gente viva em uma sociedade, mais justa sem preconceitos, valorizando a inclusão das pessoas com deficiência”, ressaltou.
Dr. Fabrício Gomes, que estava representando o Secretário da Saúde Antonio Melo, frisou o tema deste ano. “Fico feliz pela escolha do tema – saúde, pois mostramos o respeito com todas as especialidades, incluindo assim toda a população nos programas da Saúde do Município”, enfatizou.
Ao fim da palestra os participantes assistiram a apresentação de Dança do Ventre por Evelyn Tosta e Dança de Salão por Constantino Asche.