A Prefeitura de Osasco está qualificando mais 400 servidores para dar maior eficiência e agilidade ao projeto de atendimento ao cidadão “Central 156”, que garante acesso fácil e rápido a serviços e informações municipais. A partir de uma ligação gratuita ao 156, os moradores podem tirar dúvidas, registrar reclamações ou elogios e ainda apresentar sugestões, além de solicitar serviços.
A formação dos servidores para o projeto está dividida em quatro etapas, entre julho e setembro, incluindo 400 servidores por turma. Essa nova etapa de formação aconteceu no Teatro Municipal de Osasco, entre os dias 15 e 18 de agosto. A primeira aconteceu em julho. Com isso, a Prefeitura conta, agora, com 800 servidores aptos a trabalharem e atenderem a população pela Central 156.
Já nos meses de setembro e outubro, mais 800 servidores passarão pelo mesmo processo de formação, totalizando outros 1600 profissionais qualificados. O curso feito em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI) foi dividido em quatro etapas, incluindo 400 servidores por turma, em uma jornada de 20 horas.
A programação para o treinamento possui cinco módulos: Como os comportamentos interferem no Atendimento ao Público; Relacionamento Interpessoal – Como se relacionar bem com o público; Ética Profissional – Ciência da Conduta Humana; A importância do Atendimento ao Público; Atendimento ao Cliente na Prática – A habilidade de encantar.
Os temas foram ministrados por palestrantes especializados nessas áreas, como o administrador de empresas na área de bancos e finanças, Ricardo Piovan; pela MBA em Gestão de Pessoas, Cléo Nascimento; pelo professor-consultor de Gestão Empresarial, Marcos Gross Scharf; e pelo analista Técnico de Suporte e Implantação, Nelson Inamine. Houve ainda participação dos secretários municipais.
O secretário de Administração, Paulo Fiorilo, no primeiro dia de treinamento, explicou que a Central 156 é mais um instrumento que a prefeitura disponibiliza aos cidadãos e também aos servidores. Ele informou ainda que o sistema envolve um Guia de Serviços on-line que será, em breve, conectado ao site da prefeitura, com todos os serviços prestados pelos órgãos municipais. A secretaria estuda ainda uma versão impressa do Guia de Serviços.
Os secretários municipais Gelso de Lima (Saúde), Rubens Bastos do Nascimento (Indústria, Comércio e Abastecimento), José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano), Mazé Favarão (Educação) e o Ouvidor, José Walter de Oliveira, também participaram da formação, abrindo a programação de cada dia de curso.
Eles explicaram a importância da prefeitura oferecer um atendimento ainda melhor aos munícipes e citaram alguns exemplos de solicitação de serviços e informações que ocorrem no dia a dia de cada setor, além de incentivar a qualificação profissional.
“Esse é um serviço muito importante para a população, que vai ajudar a solucionar eventuais problemas e tornar a vida do cidadão de Osasco cada vez melhor”, afirmou, durante sua participação, a secretária Mazé.
Já Fiorilo encerrou as atividades, no último dia 18, fazendo entrega dos certificados aos participantes.
O projeto 156 é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o governo federal, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), e atende uma das metas do Projeto Osasco 50 anos, que estabelece a modernização dos serviços públicos.